Nesta segunda-feira (16) na Câmara de Vereadores de Penha, foram votados dois projetos de lei na 2ª Reunião Ordinária.
O primeiro projeto de lei n° 18/2019 que visava alterar a resolução n° 24 de 2016 que estabelece o regimento interno, foi rejeitado. Após discussão, os vereadores votaram o projeto com emendas, sendo assim, aprovado. O segundo projeto de lei ordinária n° 48/2019 do poder executivo que dispõe sobre o piso salarial de agentes de saúde, foi votado e aprovado.
Mais tarde, às 19h, foi realizada a 46ª Reunião Ordinária. Após leitura da ata e de pedidos de vereadores pelo primeiro secretário Maurício Brockveld, o Presidente Italiano abriu as votações para a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores para 2020. Os vereadores Maurício da Costa e Maurício Brockveld votaram contra a única chapa candidata, sendo 9 votos favoráveis. Desta forma, a equipe da mesa diretora de 2020 foi eleita e será composta a partir de 1° de janeiro por:
Presidente: Isac Hamilton da Costa
Vice: Jesuel Francisco Capela
Primeiro secretário: Joaquim Costa Jr
Segundo secretário: Everaldo Dal Posso
Por fim, uma sessão solene com a presença do ministro do STF Luiz Edson Fachin foi realizada para homenagear a Desembargadora Rosana Fachin. O Decreto Legislativo nº 3/2019 concedeu o título de cidadã honorária à Rosana pelos serviços prestados ao município de Penha. Rosana é natural de Guaramirim, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), formada no ano de 1981 e é desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná desde 2004, sendo casada com Luiz Edson Fachin. O casal que possui residência em Penha, contribuiu para a instalação da Unidade Judiciária Avançada na cidade. Rosana recebeu a Comenda do Mérito Legislativo Expedicionário Tenente Milton Fonseca.
Alex Rech – Penha Online