Moradores e proprietários do bairro São Cristóvão, em Barra Velha, estão revoltados. Isso por conta das obras de drenagem e tubulação que estão sendo executadas em vias importantes do bairro a menos de um mês do Natal. O trabalho é executado pela Casan, visando a ampliação da capacidade de abastecimento. Entretanto, o que está revoltando a comunidade é o fato de que o asfalto está sendo retirado para canalização e não há previsão dos reparos necessários para que o trânsito volte à normalidade. Para agravar a situação, esta quinta-feira, dois caminhões atolaram no local – e um deles afundou tanto que arrebentou seu para-choques – flagrante em vídeo enviado ao Barravas Online – o que acabou prejudicando todo o trânsito, porque a José Vieira Nunes é uma via estreita, e o que é pior, a obra força o trânsito dos veículos menores em apenas uma pista, o que complica a situação da mobilidade num bairro densamente povoado, como é o caso do São Cristóvão.
.
Há duas semanas já houve a abertura de um bom trajeto da rua João Pedro de Oliveira, a via de acesso a uma das maiores escolas do município, a Escola Básica Municipal Antônia Gasino de Freitas. Agora, o dia desta quinta-feira foi reservado para a drenagem na rua José Vieira Nunes, que é uma via comercial que corta parte do São Cristóvão e que liga a Bento José Luiz até, por exemplo, a rua José Raimundo Ramos, a rua da Apae de Barra Velha.
.
Os moradores estão desesperados, porque além da falta de informações sobre quando o asfalto será consertado, o trabalho acabou prejudicando o tráfego de caminhões: “O pessoal foi mexer numa época de ano muito difícil, né? Tá um transtorno aqui porque o pessoal fica compartilhando uma pista só de asfalto, porque ninguém vai querer andar, lógico; é um transtorno, e agora acabou de encalhar uma carreta aqui próximo da padaria São Cristóvão. Tá difícil de andar aqui. É uma obra que a gente é favor, mas nessa época do ano, antes de natal, começam os transtornos. Não vão arrumar mais esse ano, né? Provavelmente para o ano que vem, imagina o transtorno que para o pessoal de São Cristóvão, quebrando todo o São Cristóvão”, comenta o morador.
.
A reportagem do Barravas Online contatou Luciano Schossler Mendonça, gerente da Casan em Barra Velha, que afirmou que o cronograma da obra prevê o assentamento da rede até a metade de dezembro – serão 4.800 metros de novas redes no bairro. “Por óbvio que esse prazo sofre outras interferências como questões climáticas, mas a expectativa é que se cumpra essa programação. Na próxima semana serão iniciados os trabalhos de recomposição na Rua João Pedro de Oliveira, visando minimizar os transtornos causados. O restante da recomposição será iniciada tão logo termine o assentamento da tubulação”, frisou Luciano.
.
Ainda de acordo com ele, nesse meio tempo, serão efetuadas medidas paliativas para mitigar os transtornos. “Importante frisar que muito embora uma obra dessa natureza traga transtornos temporários de mobilidade, será ela responsável por melhorar significativamente o abastecimento no São Cristóvão, beneficiando todos os usuários nessa área. Pedimos escusas pelo contratempo causado e estamos à disposição”, finalizou.
.