Chegou ao fim a 10ª edição do programa ambiental “Ao Redor da Iberoamérica 2022”, promovido pela Veolia juntamente com a OEI (Organização de Estados Ibero-Americanos). Neste ano, os ganhadores nacionais foram Arthur Rosa da Silva, do Centro Educacional Municipal Professora Leonora Schmitz, da cidade de Navegantes, e Isadora do Nascimento, aluna da Escola Básica Municipal Fernando Brugmann Viegas de Amorim, de Biguaçu, ambas escolas de Santa Catarina. A eleição foi por meio de voto popular, nas redes sociais do programa.
Mais de 6 mil crianças de 149 escolas públicas municipais participaram desta edição. O programa tem como objetivo incentivar estudantes que ainda estão em formação a serem agentes de mudanças. “Acreditamos que a união de todas as esferas da sociedade são fundamentais para a transformação ecológica do mundo. Para a Veolia, despertar nos estudantes o interesse por temas relacionados ao meio ambiente, contribui para que eles sejam multiplicadores de mensagens e comportamentos em suas comunidades e famílias”, destaca Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil.
Após trabalharem o tema “A Importância de Cuidar da Água”, em sala de aula junto ao professor por quase 90 dias, os estudantes gravaram um vídeo, a fim de participarem do concurso nacional. Eles abordaram ações importantes sobre como reutilizar a água da chuva para atividades de regar plantas e lavar o carro, além de escovar os dentes com a torneira fechada e tomar banhos rápidos. “Biguaçu sempre será parceira de ações como essa, que têm um impacto tão positivo na formação das nossas crianças. Ter uma vencedora nacional daqui é extremamente honroso e gratificante para nós gestores”, destaca o secretário de Educação de Biguaçu, Prof. Dr. Oscar Silva Neto. A cerimônia no município, que contou com a presença de várias autoridades, como do prefeito Salmir da Silva, ocorreu no dia 13/12.
No dia posterior, foi hora de premiar o campeão nacional de Navegantes, Arthur Rosa da Silva, do Centro Educacional Municipal Professora Leonora Schmitz. A secretária adjunta de Educação, Maria Luiza Ranghetti, falou sobre a importância de participar do concurso pela primeira vez. “No início do ano letivo, fomos apresentados ao projeto e de pronto já aceitamos o convite, pois agrega muito na nossa grade curricular”, disse. O evento também foi prestigiado pelo vice-prefeito, Wancarlos Wolinger Corsani e pelo Gerente Regional da Veolia, Julio Muller.
Premiação
Os campeões nacionais, Arthur Rosa da Silva e Isadora do Nascimento, receberam como premiação um kit digital, contendo um notebook, uma impressora, internet fixa e um curso de sua escolha pagos pela Veolia durante um ano. Ambas as escolas ganharam três notebooks e duas impressoras. Além da premiação nacional, a Veolia também premiou o melhor trabalho em cada município com um tablet, um certificado e um kit Veolia.
“O nosso muito obrigado a todas as cidades participantes, aos Prefeitos e às Secretarias Municipais de Educação, aos professores e, principalmente aos alunos, que se dedicaram ao tema e à gravação dos vídeos. Esperamos todos novamente no ano que vem”, convida Hanokh Yamagishi, Diretor Regional da Veolia em Santa Catarina.
Campeões Municipais
Antônio Carlos (SC) – Julia Fernanda Hoffmann – Escola Dom Afonso Niehues
Balneário Piçarras (SC) – Isabella Lauschner da Cunha – Escola Francisca Borba
Barra Velha (SC) – Pyetro Elmar dos Santos Eckhardt Gossler – Escola Antônia Gasino de Freitas
Brusque (SC) – Jean Carlos da Silva Amorim – EEF Carlos Mozitz
Governador Celso Ramos (SC) – Guilherme e Eduardo – E.E.B.M. Prof Alaide da Silva Mafra
Palhoça (SC) – Maria Luiza Santos Melo – Escola Nossa Senhora de Fátima
Penha (SC) – Isabely Sagás – Escola João Batista da Cruz
São Francisco do Sul (SC) – João Victor da Silva – EBM CAIC Irmã Joaquina
Tijucas (SC) – Manuela Caldas Geraldo – Escola Oldina Maria Dias
Sorocaba (SP) – Ana Lívia Cavalari Abreu Peixe – EM Dr. Getúlio Vargas