A Casa da Memória, nomeada por ‘Dico do Amâncio’, foi inaugurada nesta semana na Fundação Municipal Cultural de Penha com a presença dos familiares do grande pescador e poeta que recebeu a homenagem e tem seu nome batizado no espaço histórico. A Casa da Memória está nomeada com o nome de ‘Dico do Amâncio’, o Pescador de Versos. Seu ‘Dico’, Francisco Amâncio da Costa, era um Mestre pescador apaixonado pelo mar e pela arte de pescar, relatou em versos a vida sofrida da pesca e memorizou nomes de seus amigos e companheiros pescadores em versos excepcionais, que foram eternizados em um livro simples chamado “O Pescador de Versos”, difundido por sua família para amigos e parceiros do Seu Dico.
A filha de Dico, Marly Costa Leite esteve presente com a família para acompanhar a homenagem. “Foi uma emoção muito grande. Quero agradecer a Deus e aos envolvidos, nessa lembrança ao meu pai, pelo nome dele que não vai se perder. Esse é um legado que ele deixou e que eu gosto de levar para frente pelo livro dele, pelas poesias dele e por todo trabalho que ele deixou“, disse emocionada.
Segundo o gerente da Fundação Municipal Cultural, Eduardo Bajara, a ideia da Casa da Memória surgiu a quatro anos atrás. “Pensamos em organizar um acervo de objetos e retratos dos usos, hábitos e costumes da nossa gente. A princípio foram realizadas Mostras fotográficas em eventos oficiais denominadas “Penha Antiga”. Esse acervo fotográfico, somado aos materiais e objetos colhidos junto à própria comunidade, nos permitiu chegar ao ponto de criar um espaço para cada manifestação cultural de Penha, e o conjunto destes espaços forma a Casa da Memória”, disse.
A Casa da Memória é formada por vários espaços culturais, cada um mostrando uma vertente cultural da cidade de Penha. A Fundação Municipal Cultural de Penha está situada na Rua Prefeito José João Batista n° 465 – Centro. O funcionamento é de segunda a sexta das 12h até 18h, livre para visitação até cinco pessoas, acima desse número requer um pré-agendamento através do whatsapp (47) 9 9129-2084. Em dias e horários extras, também é necessário pré-agendamento.
Outros espaços na Fundação Municipal Cultura de Penha: Pesca da Baleia, Festa do Divino, Mastro de São Sebastião, Festa de Nossa Senhora do Rosário, Pesca Artesanal, História de Penha e dos bairros, usos, hábitos e costumes do povo, Lendas e crenças, Benzeduras, Culturas Populares, 3° Biblioteca Açoriana do Brasil (IHGSC), Arquivo Histórico de Penha, ALBSC – Academia de Letras de Penha, Espaço Genealógico, Memorial dos ex Prefeitos de Penha, Estante do Artesanato local, Casa Antiga, Oficina de criação e confecção do Departamento de Cultura.
Ainda estão em desenvolvimento espaços para Culinária Popular, Arte indígena, Festas De São João (juninas) e suas tradições, Mestres e Mestras da Cultura Popular de Penha e Personalidades Históricas de Penha.