Casos de dengue aumentam 14,5% em uma semana em Balneário Piçarras
Balneário Piçarras registra pela primeira vez 362 casos positivos de dengue no município, número que aumentou 14,5% em uma semana. Números alarmantes também foram registrados nos focos da doença, que já somam 894 pontos críticos na cidade. Além disso, 512 pessoas testaram negativo e 30 aguardam resultado.
A Secretaria de Saúde continua trabalhando no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e o zika vírus. A pulverização costal (fumacê) ocorreu nos dias 5, 6 e 7 de junho, em turnos das 5h às 7:30h e das 17h às 19h, no Centro e nos bairros Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora da Conceição, Itacolomi e Santo Antônio. Demais ações como inspeção de armadilhas, identificação de pontos críticos e bloqueio da transmissão são realizadas semanalmente pelos agentes do Programa de Controle e Combate à Dengue.
Torne rotina
Não utilize pratos nos vasos de plantas (preencha os pratos com areia); guarde garrafas com o gargalo virado para baixo; mantenha lixeiras e caixas d’água tampadas; trate a água da piscina com cloro; mantenha ralos fechados e desentupidos; lave com escova os potes de comida e de água dos animais; retire a água acumulada em lajes; dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada; evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.
Saiba identificar os sintomas
A dengue, a chikungunya e do zika vírus podem causar febre alta, náusea, dores musculares e nas articulações, que podem ser confundidos com sintomas da Covid-19. Entretanto, coceira, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas são sintomas característicos após a picada do mosquito. Caso apresentar esses sinais, compareça ao posto de saúde mais próximo de você.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras