Os casos confirmados de varíola dos macacos em Santa Catarina subiram para 59, conforme dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) divulgados neste sábado (20). Isso representa um aumento de 63,8% em relação ao último levantamento, feito na segunda-feira (15). Segundo a Dive, foram 362 notificações da Monkeypox. Dessas, 108 foram descartas e 195 seguem em investigação.
Cinco dias atrás, na última segunda-feira, o levantamento com os casos registrados em cada cidade foi divulgado. Naquele momento, eram 36 casos confirmados e 136 sendo investigados. O que preocupa é o aumento nas confirmações, que passou de 36 para 59.
Nesta sexta-feira (19), a prefeitura de Chapecó divulgou o primeiro caso de varíola dos macacos na cidade. O homem de 42 anos ficou internado no Hospital Regional do Oeste, mas já teve alta. A família e pessoas que tiveram contato com o doente são monitorados, segundo a prefeitura. A Dive afirma que Florianópolis é a cidade com mais casos da Monkeypox, mas não informa o número. A lista de notificações por cidade deve ser divulgada pela entidade na próxima terça-feira (23).
Imagem: A7 Press/Folhapress