Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Central-Covid de Penha começa a funcionar 12 horas por dia e todos os finais de semana

Já está em pleno funcionamento a CENTRAL-COVID de Penha com atendimento ampliado, funcionando 12 por dias, incluindo finais de semana (sábado e domingo). O serviço funciona ao lado do Hospital Nossa Senhora e do Pronto-Atendimento 24 horas, das 7 às 19 horas.

O principal objetivo da Central é atender as demandas por exame encaminhadas por médicos da rede pública municipal nas unidades básicas de saúde e pronto-atendimento, além de encaminhamentos da rede privada. “Estamos também disponibilizando uma sala em cada unidade de saúde para os pacientes que não podem vir até a central covid fazerem o encaminhamento ali mesmo no posto do seu bairro”, adianta o Secretário de Saúde de Penha, Sérgio de Mello. “Quando há necessidade do transporte e o paciente não tem como vir, seja por motivo de não ter veículo ou problema de saúde, nós providenciamos esse deslocamento”, explica.

O protocolo indicado pelo Ministério da Saúde é o encaminhamento de exame laboratorial, cujo diagnóstico na rede pública de saúde em Santa Catarina obrigatoriamente deve ser feito pelo LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina. No entanto, pacientes que tiverem certeza que há 8 dias estão contaminados pelo coronavírus, os médicos podem pedir o teste-rápido a ser feito na própria Central Covid de Penha. “Antes desses 8 dias de contágio, a chance de dar um falso negativo é muito grande, por isso não se recomenda fazer esse teste”, explica Sérgio. O médico também pode agendar o teste rápido para ser feito no dia correto, caso não queira se esperar pelo resultado do exame pelo LACEN.

Também no Pronto-Atendimento de Penha, a Secretaria de Saúde organizou uma entrada separada, para pacientes com suspeita de covid possam ser ainda mais distanciados dos demais frequentadores da unidade. Lá eles são dirigidos para uma sala de espera reservada, até receberem o atendimento médico.