Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Central de Videomonitoramento de Barra Velha completa 1 ano de funcionamento; prefeitura divulga relatório de ocorrências

Nesta terça-feira, 14 de junho de 2022, a Central de Videomonitoramento completa 1 ano de atividade.

A Central faz parte do Plano de Segurança Pública Municipal “Barra Velha + Segura”, que conta com as tecnologias de LPR – Leituras Automáticas de Placas e Inteligência Artificial, sendo utilizado tanto na identificação de pessoas, quanto de veículos. No decorrer deste período foi firmado convênio com a PMSC, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Parceria Pública Privada entre outros.

A integração (acesso) e troca de informações dos Municípios junto às Forças de Segurança (Polícia Militar, Civil e Rodoviária Federal) tem sido fundamental, sendo utilizada na prevenção de crimes e auxiliar a elucidar fatos para as Forças de Segurança. A Prefeitura tem publicado os balanços mensais de ocorrências por vídeo monitoramento com a intenção de realizar a Prestação de Contas da Segurança Pública que será feita neste mês de junho em conjunto com os Órgãos envolvidos. Os resultados publicados são os dados apurados neste 1 ano de atividades, não se trata de uma ação finalística e também não está completa, pois o sistema está em constante atualização e ampliação.

“A parceria entre o Município de Barra Velha e a PMSC com o objetivo de prestar apoio por meio da Central de Videomonitoramento às Operações fortalece a Segurança Pública do Município”, destaca o Coordenador da Central de Videomonitoramento Everson Brandão.

A tecnologia gera controle de relatórios e Mapa de Calor com a indicação da maior concentração de fluxo de veículos, com uma demanda de mais de 3 milhões de veículos em circulação pela cidade referente ao período 2021/2022.

Mais uma novidade para fortalecer a segurança pública e acompanhar o desenvolvimento do Município de Barra Velha, pelos campos de Pesquisa & Desenvolvimento e de Inovações Tecnológicas, para estudos de atuação da Central de Videomonitoramento em apoio às Forças de Segurança.

A tecnologia aplicada tem a regulamentação prevista segundo as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Imagem: Prefeitura de Barra Velha