Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Navegantes faz referência à Campanha Janeiro Branco


PUBLICIDADE

Com a finalidade de chamar a atenção e estimular os cuidados com a saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) faz referência à campanha Janeiro Branco, que iniciou em 2014, buscando colocar o holofote sobre o tema.

Diante do novo cenário da pandemia em 2022, com a busca por atendimentos médicos relacionados a sintomas gripais, não acontecerá nenhuma ação envolvendo a campanha, mas o CAPS faz um registro da importância de propagar a proposta de voltar os olhares do mundo “para o que se passa na cabeça de cada um de nós”.

A campanha tem o objetivo de chamar a atenção da humanidade para as questões relacionadas à saúde emocional das pessoas e das instituições. Na Rede Municipal de Saúde, o paciente é avaliado pelo médico da Unidade Básica de Saúde e, se for necessário, é encaminhado ao CAPS, que conta com uma equipe multiprofissional, realizando atendimento a usuários com transtornos mais graves e persistentes, incluindo aqueles decorrentes do uso drogas.

A coordenadora do CAPS, Luciane Boza Delgado, informa que os dados mostram que aproximadamente 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. São muitos os transtornos mentais, como ansiedade, estresse pós-traumático, somatização, esquizofrenia, transtorno bipolar e outros.

“Precisamos conscientizar as pessoas que desconhecem o tema. O paciente que passa pelo sofrimento mental, precisa de cuidado e tratamento adequado”, destacou a coordenadora.

O CAPS fica localizado na Av. Conselheiro João Gaya, 996, no Centro.