[VÍDEO] Centro de Educação Infantil de Balneário Piçarras realiza reprodução da lenda das Ilhas Itacolomi com alunos do maternal


PUBLICIDADE

Os alunos do Maternal II-C do Centro de Educação Infantil Professora Alcina de Oliveira Figueredo encenaram a lenda das Ilhas Itacolomi “Quando o Amor É Eterno”, de autoria do escritor municipal Luiz Ferreira. A atividade integrou a programação da Exposição Cultural, que trabalhou temas regionais. A produção e edição foram totalmente realizadas por professoras e monitores de educação da unidade. O trabalho foi desenvolvido com alunos de 3 a 4 anos de idade. “Quisemos trabalhar algo sobre a cidade. Levamos a turma em um passeio na praia para conhecer as Ilhas Itacolomi e começamos o projeto”, explica a professora Keila Oliveira, responsável pelo enredo e ensaios. As gravações aconteceram dentro do ambiente escolar, com TNT verde para possibilitar a edição dos cenários (assista ao vídeo abaixo).

O conto “Quando o Amor É Eterno” foi criado pelo escritor Luiz Ferreira e eternizado no livro “As Lendas”, financiado pelo Edital Ivone Pires de Apoio à Cultura em 2014. A lenda conta a história de amor da índia Açaúna, filha do chefe dos Botocudos, e de um náufrago branco.

A professora Ana Cleia Poli, responsável pela filmagem, destaca que as crianças realizaram trabalhos manuais e desenvolveram habilidades motoras durante a atividade. “Confeccionamos o pau de chuva e os sons de tempestade do vídeo foi todo feito pelas crianças tocando os instrumentos. Utilizamos a cultura digital e a educação musical. As crianças fizeram a leitura dinâmica de um livro de imagens, e dançamos bastante a música de encerramento”, explica. Os monitores de educação Cristiano, Eliane, Sandra e Thaís contribuíram com a atividade.

“As crianças ficaram curiosas, felizes e foi um trabalho muito prazeroso. Os pais que vieram prestigiar ficaram emocionados em verem seus filhos e gostaram bastante”, destaca a professora Keila. A feira contou com a presença dos escritores municipais Danielle Garcia e Gilberto Cardozo, que realizam a leitura de obras autorais e atividades com os alunos.

Cidadão Honorário do município de Balneário Piçarras e Membro Imortal da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina Seccional Balneário Piçarras, Luiz Ferreira da Silva, popularmente conhecido como ‘Chimboca’, faleceu em 2018. O livro “As Lendas” traz ainda os contos intitulados a “A Gruta dos Anjos”, “A Serpente Ruiva”, “A Árvore dos Idosos” e “Um Amor Impossível”, todos com o objetivo de retratar as belezas naturais de Balneário Piçarras. A Exposição Cultural teve apoio do Museu Oceanográfico Univali, da Fundação Municipal de Cultura e da comunidade local, com o morador José Cácio dos Santos, o Fumaça, que emprestou um barco (batera) para compor o cenário.

.

.

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras