Centro de Operações Integradas reúne a inteligência digital da Águas Penha


PUBLICIDADE

 

 

Grandes telas, computadores, gráficos e centenas de informações recebidas 24 horas por dia fazem parte do Centro de Operações Integradas (COI), um setor tecnológico e moderno que atende a Águas de Penha, Águas de Camboriú, Águas de São Francisco do Sul  e Águas de Bombinhas.

 

O ambiente, que fica na concessionária de Camboriú, funciona como o “cérebro” das empresas. Com equipamentos de alta tecnologia, o COI consegue controlar toda a produção distribuição de água no município, assim como a coleta e tratamento de esgoto.

 

No COI, os colaboradores da Águas de Penha têm acesso, entre outros dados, a informações precisas das variações de pressão e vazão. Estas variações podem indicar, por exemplo, a existência de um vazamento, pico de consumo, ou outras informações sobre o sistema. O setor prontamente analisa e repassa as informações para as equipes de campo, que realizam o trabalho já com uma região determinada, reduzindo o tempo de ação.

 

Conforme o coordenador do Centro de Operações Integradas da Regional SC, Henrique Gonçalves Mendes, o setor conta, ainda, com equipes multidisciplinares atuando em diversas áreas “com diretrizes e processos, como em qualidade da água e esgoto, eletromecânica, automação, perdas, eficiência energética, programação dos serviços e gestão dos dados”, completa. Esses setores aliados trazem mais eficiência e melhoria da qualidade dos processos nas concessionárias.

 

O COI possui, também, informações sobre a atividade de boosters (equipamentos que regulam e pressão e melhoram o abastecimento em regiões mais altas), assim como dos níveis dos reservatórios.