Centro Educacional Infantil (CEI) Professor Décio José Custódio é inaugurado em Penha


PUBLICIDADE

O Centro Educacional Infantil (CEI) Professor Décio José Custódio, no bairro Santa Lídia, foi oficialmente entregue à comunidade nesta quinta-feira, 17. Durante a cerimônia, a gestão municipal reforçou a importância do educador que dá nome à nova unidade de ensino, que atende crianças de 4 e 5 anos.

“Essa é a marca da nossa gestão, uma Educação de qualidade e que se equipara com a rede particular. Aqui estamos lapidando o futuro das nossas crianças”, iniciou o prefeito Aquiles da Costa, em seu discurso. “O Décio foi uma pessoa que zelada pela Educação, pela música. Ele trabalha por amor e tinha esse dom de transmitir esse sentimento ao próximo. Eu tenho certeza que, se ele estivesse aqui, estaria com o violão mão fazendo uma canção”, recordou o prefeito.

A nova unidade de ensino é um aporte ao CEI Dona Belinha, que agora teve seu público direcionado a crianças de 0 a 3 anos. “Dessa forma, ampliamos o número de vagas em duas unidades, atendendo necessidade diante do momento de crescimento que a cidade vive. Estamos pensando em Educação com seriedade” acrescentou a secretária de Educação e vice-prefeito, Maria Juraci Alexandrino. “O professor Décio era um ser humano que encantava por onde passava”, reforçou.

Hoje, já são de 170 alunos crianças atendidas diariamente. No CEI Dona Belinha, por exemplo, cem novas vagas para crianças de 0 a 3 foram ofertadas – além do maior alcance do CEI Professor Décio. “Foi necessária essa gestão educacional para que conseguíssemos atender toda a demanda, mas, sobretudo, pautada na qualidade do ensino”, acrescenta a secretária.

O novo CEI está sob a coordenação de Camila Mangorra. “É uma honra poder ser a primeira gestora dessa unidade, que está focada numa oferecer educação de qualidade às nossas crianças – como o professor Décio almejava. Um profissional formador de opinião, crítico, um ser humano fantástico”, discursou.

Professor Décio atuava no Projeto Musicar, da Secretaria de Educação. Ele faleceu em julho de 2020, vitimado pela Covid-19. O primo de Décio, Gentil Serpa, e o irmão de Décio, Eduardo Goes, representaram a família no ato de entrega do novo CEI – mostrando gratidão pela homenagem.

NOVA DATA DE INAUGURAÇÃO

O Governo Municipal tem nova de inauguração oficial do CEI Laci Simão Corrêa, na localidade de São Francisco de Assis – prevista para esta sexta-feira, 18. A nova data está marcada para o dia 24, às 17h30. Um total de 150 crianças de 0 a 5 anos poderão ser atendidas na unidade, construída ao longo dos últimos dez meses após solicitação da própria comunidade.

Em 2014, um incêndio destruiu o prédio que abrigava a escola, transformada em CEI após consulta pública. “Nós inicialmente íamos manter a construção de uma escola, nos moldes da que foi incendiada e abandonada pelo poder público. Mas, em conversas com a comunidade, observamos que a real necessidade seria um Centro de Educação Infantil. Assim, criamos um novo projeto voltado as reais demandas sociais”, aprofunda o prefeito, Aquiles da Costa.

R$ 958 mil, oriundos do salário-educação e contrapartida municipal, foram investidos no prédio. O novo CEI conta com refeitório coberto, cozinha adaptada, banheiros com os vasos adaptados aos pequeninos, salas dos professores, diretoria, quatro salas de aulas e pátio coberto – totalizando 605m² construídos em um terreno de mais de 2mil m², que terá um espaço externo especial para recreação. “É um prédio que resgata o orgulho da comunidade e da classe educacional”, encerrou a secretária.

.

.

Imagem: Prefeitura de Penha