Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira(23) a Delegacia de Polícia Civil de Penha foi elevada à Delegacia de Comarca. Com o ato, a unidade passa oficialmente a possuir um delegado fixo, atendendo toda a região abrangida pela Comarca. Estiveram presentes o governador Jorginho Mello, da vice-governadora, Marilisa Boehm, do secretário da Segurança Pública, Sargento Lima, da perita-geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, do delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, o diretor de Polícia do Litoral, Fábio Moreira Osório, delegado Regional de Itajaí, Márcio Luiz Colatto, o ministro Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin e a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Paraná, Rosana Fachin, além de autoridades diversas, como representantes do Executivo e Legislativo penhense, Ministério Público e Judiciário. O delegado Angelo Fragelli assume oficialmente a Delegacia, dando continuidade aos trabalhos do até então responsável pela Delegacia, Allan Coelho, que já soma 12 anos de atividades da cidade. O Penha Online esteve na solenidade, conversou com o novo delegado e também com o Agente de Polícia Allan Coelho. Assista a reportagem abaixo e continue lendo a matéria após o vídeo.
.
.
O governador citou os investimentos do Governo do Estado para melhorar cada vez mais a Segurança Pública e a proteção a todos os catarinenses. “Agora Penha irá possuir um delegado para entregar uma maior atenção para todos os cidadãos do município. Prometi e entreguei a Delegacia de Comarca”, ressaltou. O ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), também participou do ato e recebeu uma placa em forma de agradecimento por sua contribuição para o município e enfatiza a importância de haver um delegado fixo no município de Penha. “Toda pessoa pública que cumpre o que promete merece aplausos, então a entrega da Delegacia de Comarca é entrega de uma promessa que agora é realidade”, assinalou.
Após a solenidade, as autoridades conheceram a Sala Lilás, espaço destinado a acolher a mulher vítima de violência. No estado, existem 28 Salas Lilás, que funcionam 24 horas. O espaço é totalmente preparado para receber a mulher que sofreu uma agressão que, muitas vezes, chega à delegacia com os filhos. No local há brinquedoteca para que a criança fique enquanto a mãe presta o depoimento.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Sargento Lima, o governador Jorginho Mello tem demonstrado grande preocupação com a Segurança Pública, dessa vez contemplando o município de Penha, com a ascensão de Delegacia Municipal para Delegacia de Comarca. “A partir disso teremos delegado fixo, o que é muito bom, diria que excepcional, termos um delegado para a região mesmo. Vai ter foco na cidade e os resultados serão maravilhosos como os outros índices que temos da diminuição da violência no estado. Também destacamos a Sala Lilás de Penha, que está de portas abertas para os atendimentos e dar os encaminhamentos para que o agressor seja preso e a vítima seja acolhida com dignidade e respeito”, assinalou.
O delegado-geral, Ulisses Gabriel, disse que a Polícia Civil vem batendo todos os seus recordes de produtividade. “Sob a liderança do governador Jorginho fechamos ano de 2023 com aumento de 65% no cumprimento de mandados de prisão e de 59,4% no cumprimento de mandados de busca e apreensão”, destacou. Em números absolutos, foram 6 mil prisões efetuadas e 8.070 mandados de busca cumpridos.