Chef Laurinha ensina a preparar uma saborosa “Pizza de Tainha”
A pesca da tainha foi autorizada pelos órgãos federais no último dia 1º de maio. Desde então, a captura da espécie vem movimentando a economia local e aguçando os paladares de um seleto grupo de apreciares da iguaria. Na próxima terça-feira, 10, a chef Laura Rodrigues, da Escola Profissional de Arte Culinária Itapocoróy, vai preparar uma receita especial: pizza de tainha.
“Essa receita é uma criação própria e muito saborosa. Leva ingredientes típicos de uma pizza, com a tainha assumindo o lugar da massa”, detalha a chef. A receita pode ser desenvolvida no forno e também na grelha – ao fogo de carvão. “Caso a opção seja o forno, as escamas precisam ser retiradas, isso porque na grelha as escamadas servem como proteção às fortes brasas”, aconselha a cozinheira – de mão cheia.
Caso a escolha seja o assamento em forno, a chef Laurinha dá outra saborosa dica: criar uma cama com batas cortadas entre 2 a 3 centímetros. Superada essa escolha, a tainha deve ser aberta pelas costas e temperada somente “com sal, limão, alho e alfavaca”. Para a cobertura da pizza de tainha, será necessário molho vermelho de pizza, muçarela, presunto, tomate, azeitona, ovos cozinhados e manjericão.
Caso a pessoa escolha assar a tainha no forno, será precisa assá-la por vinte minutos pelas costas e depois virá-la sobre as batatas, para então colocar a cobertura. Se for assada na grelhada, a cobertura deve ser inclusa desde os primeiros minutos do fogo. “Em quarenta minutos, a tainha estará pronta. Um peixe, de 2 a 3 quilos, vai servir facilmente quatro pessoas”, assegura a chef.
De sabor forte e intenso, Laurinha dá uma dica valiosa: retirar a gordura das costas da tainha.
Durante a preparação ela vai mostrar – em detalhes – como realizar este processo e, especialmente, como preparar a iguaria. “Quem já provou, sabe que é um prato extremamente saboroso”, recomenda ela. A pizza de tainha pode ser acompanhada de um arroz branco ou de um focaccia.
O primeiro de maio marcou a autorização da pesca de canoa de arrasto de praia. Já a pesca de emalhe anilhado, com bote a motor, será liberada apenas no dia 15 de maio. A pesca de cerco está autorizada entre os dias 1º de junho e 31 de julho.
Imagem: Prefeitura de Penha