Chuvas em SC: vários municípios relataram danos à Defesa Civil; região teve óbitos, desabrigados e desalojados


PUBLICIDADE

O relatório divulgado pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (21) aponta que vários municípios de Santa Catarina relataram ocorrências em virtude das chuvas em Santa Catarina. No total, há 43 desabrigados (33 em Camboriú e 10 em Barra Velha) e 22 desalojados (20 em Camboriú e 02 em Barra Velha). Os municípios de Navegantes, Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Penha, Tigrinhos, Pomerode, Luiz Alves, São José do Cerrito, Jaraguá do Sul, Ilhota, Itapema, Porto Belo, Barra Velha e Camboriú foram os mais afetados.

As chuvas desta semana ainda causaram dois óbitos, ambos na rua Monte Caraíba, bairro Jardim Aliança, em Camboriú, quando duas adolescentes, de 15 e 17 anos, estavam dormindo no momento do deslizamento de terra. Equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas elas não foram resgatadas com vida.

A previsão indica o enfraquecimento das chuvas nesta quarta e quinta-feira. Nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí a circulação marítima ainda provoca chuvas rápidas, que intercalam com períodos de melhoria. Por conta das chuvas dos últimos dias, ainda há risco para ocorrências como deslizamentos. Amanhecer de quinta com temperaturas de 15 a 21°C no litoral e de 11 a 16°C nas demais áreas. As máximas podem variar de 27°C a 32°C no Grande Oeste e de 23°C a 26°C nas demais regiões.

Na sexta-feira (23) a circulação marítima segue bastante enfraquecida, mas ainda provocando chuvas rápidas e variação de nuvens entre a região da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas áreas continentais, entre os Planaltos e Oeste, o tempo mais seco favorece o predomínio de sol, possibilitando também uma maior amplitude térmica. No Oeste, as temperaturas variam de 15°C a 30°C ao longo do dia, enquanto nas áreas litorâneas, sob influência da circulação marítima, marcam de 20°C a 25°C.

 

Imagem: Defesa Civil/SC