Ciclistas reivindicam ações por parte do “poder público” contra veículos estacionados em ciclofaixas de Penha
A reclamação não é nova. Durante praticamente todos os dias da semana o Penha Online recebe flagrantes sobre automóveis e motocicletas estacionados em ciclofaixas pelas avenidas de Penha. Como é de conhecimento de todos, o município tem um contingente muito baixo de policiais militares – que por sua vez – tem que dispor boa parte de seu tempo atendendo ocorrências de som alto e baderna por parte de pessoas que não sabem se comportar em sociedade, mas, isso é assunto para outra ocasião. Voltemos às ciclofaixas.
Os ciclistas reclamam que se veem obrigados a entrarem na pista de rolamento para que possam seguir no trecho onde há um carro estacionado, e assim, colocam em risco suas vidas, afinal, alguns ciclistas realizam essa manobra sem mesmo avaliar a aproximação de algum carro, dando aquele susto no motorista que por sua vez pode acabar puxando o volante para o lado e causar colisão entre dois ou mais automóveis.
Toda essa bagunça acima narrada poderia ser evitada se o motorista mal educado não estacionasse na ciclofaixa. Porém nem tudo é ignorância ou falta de educação: em alguns pontos, simplesmente não há sinalização. Não há placas, pintura, faixas, “tartarugas”, pintura em meio-fio… como adivinhar, principalmente no caso de um visitante, que ali é ciclofaixa?
É perceptível que enquanto não houver correta sinalização, policiamento, fiscalização e punição com direito a guincho, infelizmente a situação tende a se desgastar cada vez mais junto com a sinalização fraca e AINDA existe, talvez, até que uma ou mais vidas sejam perdidas, considerando que os vários acidentes de trânsito envolvendo ciclistas x veículos automotores atendidos por Bombeiros Voluntários e Militares de Penha ao longo de uma semana, não estão sendo motivos suficientes para que o “poder público” faça algo.
.
.