O ciclone extratropical que chega na costa catarinense irá atuar entre quinta(15) e sexta(16), com previsão de chuva excessiva entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Saídas recentes dos modelos atmosféricos analisadas pela equipe da MetSul Meteorologia indicam cenário de perigo, e indica volumes enormes e preocupantes. As projeções são altíssimas considerando para o período curto de hoje até a sexta. Projeções de 200 a 300 mm entre o Sul de Santa Catarina e o Nordeste do Rio Grande do Sul. Já no Nordeste de Santa Catarina, há projeção de volumes entre 100 e 150mm até a sexta-feira. O vento ganha intensidade com previsão de vento constante moderado com rajadas fortes que poderão oscilar ao redor de 100 km/h (ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO).
O ciclone extratropical se aproxima muito da costa ao se deslocar de Norte para Sul em trajetória anômala e eleva o risco de eventos de chuva muito forte a torrencial. A expectativa é de que o período mais crítico seja ao longo da quinta-feira em cidades do Leste de Santa Catarina, notadamente na faixa litorânea e em partes da Serra do Mar.
A previsão é de 70 mm de precipitação sobre Penha nesta quinta-feira, volume que deve cair para 10mm na sexta-feira, 2mm no sábado, com aberturas do sol. Já para o domingo, não há previsão de chuva. Importante salientar que o ciclone pode afetar as previsões, contudo segundo os mapas meteorológicos, a próxima semana devem ser de tempo firme e seco.
.
.
.
Com informações do MetSul Meteorologia