Ciclone subtropical Yakecan vira tempestade, provoca ventos mais intensos e Defesa Civil de Santa Catarina eleva nível do alerta
A atuação de um ciclone subtropical, que se chegou na costa Sul do Brasil nesta terça-feira (17), provocou ventos ainda mais intensos e persistentes do que o previsto ontem (segunda, 16), com rajadas de moderada a forte intensidade até a quinta-feira (19), especialmente entre o meio-oeste e o litoral.
Assim, o Yakecan, na manhã desta terça-feira, foi reclassificado de ciclone para tempestade, ou seja, subiu de categoria. A expressão Yakecan significa “o som do céu” em tupi-guarani. A nomenclatura foi oficialmente estabelecida por meio do aviso especial nº 356, publicado no site do Centro de Hidrografia da Marinha.
Entre a noite de terça (17) e a manhã de quarta (18), estes ventos se intensificam conforme o ciclone se aproxima do estado, com a intensidade máxima das rajadas podendo atingir velocidades acima de 100 km/h nos pontos mais altos da Serra, ficando próximo dos 90 km/h no Litoral Sul, Grande Florianópolis e áreas próximas, chegando aos 75 km/h no Alto e Médio Vale do Itajaí e ficando em torno dos 65 km/h em áreas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.
Além disso o ciclone favorece a condição de mar agitado a grosso e traz risco para ressaca e alagamentos costeiros em todo litoral catarinense. Esta condição ainda deve ser agravada pela combinação da maré de sizígia, provocada pela sua cheia.
Até a noite de quarta-feira (18), o sistema pode se intensificar e ganhar características de tempestade tropical, com ventos sustentados de 75 km/h.
O risco para ocorrências associadas aos ventos é baixo nas áreas em verde, moderado nas áreas em amarelo, alto nas áreas em laranja e muito alto naquelas em vermelho do mapa. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.
Imagem: Defesa Civil de SC