O Cine Sustentável fecha com chave de ouro, na cidade de Penha, nesta quarta-feira, dia 15 de maio, sua passagem pelo estado de Santa Catarina. O projeto itinerante é parte de um circuito nacional de cinema gratuito em praça pública que, no ano passado, circulou por nove estados brasileiros. A sessão de cinema irá ocorrer a partir das 19 horas, no Parque da Festa Nacional do Marisco.
O formato prevê uma Oficina Lúdica de Fotografia para públicos diversos, de crianças e adolescentes a idosos, de modo a obter um painel amplo da visão que os habitantes do lugar têm da sua comunidade. A oficina de fotografia será das 8 às 12 horas, em local ainda não definido. Os participantes, adolescentes, jovens, adultos e idosos receberão instruções básicas sobre fotografia, que colocarão em prática mostrando os mas diversos olhares sobre o local onde vivem. Haverá entrega de certificados. O material produzido nessa oficina será editado para resultar em um vídeo que, ao final, será exibido para o público local, fazendo parte da programação do evento.
O projeto começou por Minas Gerais e São Paulo a sua temporada 2024. No ano passado, o Cine Sustentável passou pelos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Depois de Santa Catarina, a caravana cinematográfica volta a Minas Gerais, antes de seguir viagem pelo Mato Grosso, Rondônia e outros estados do Sul do Brasil. Em suas várias etapas, o projeto tem a mesma proposta conceitual e diferentes parcerias.
O circuito de cinema gratuito em praça pública chega com a novidade pioneira de operar toda exibição de filmes utilizando a moderna tecnologia fotovoltaica de captação da energia solar – uma energia limpa, renovável e econômica -, a energia do futuro.
Cada cidade terá uma sessão de cinema com projeção em praça pública, exibindo um documentário produzido pela equipe do projeto e dirigido por Inácio Neves, além de um curta e um longametragem. Abrindo cada sessão de cinema, haverá uma apresentação cultural a cargo de um grupo ou artista local.
Toda a programação é gratuita e cada uma das sessões de cinema utilizará exclusivamente a energia fotovoltaica para realização das exibições. Haverá distribuição, também gratuita, de pipoca para o público presente, antes e durante as sessões de cinema.
A programação terá os seguintes filmes:
– Documentário da cidade – produção de 2024 da Cinear com direção de Inácio Neves;
– Sobre Amizade e Bicicletas – curtametragem de ficção dirigido por Júlia Vidal (12 min);
– Sing 2 – longametragem de animação digital, de 2001, dirigido por Garth Jennings (1h e 50 min).
Em todas as sessões, será exibido o vídeo contendo os trabalhos resultantes da oficina de fotografia, realizada durante o dia, em cada uma das localidades. Antes e durante as sessões, que começam com uma apresentação artística representativa da cultura da cidade, haverá distribuição de pipoca.
O PROJETO
O Cine Sustentável tem por objetivos difundir o cinema e a linguagem cinematográfica junto às populações do interior, e contribuir para a democratização do acesso aos bens culturais, criando espaços e oportunidades alternativas para sua difusão.
O projeto também visa registrar em vídeo depoimentos dos moradores das cidades onde ele ocorre, através de documentários produzidos com antecedência, que são exibidos em praça pública, antes das sessões de cinema. Esse documentário aborda e enfatiza a temática da diversidade e acessibilidade, dando voz ao cidadão comum.
Com isso, o projeto contribui para divulgar e promover a cultura regional, apresentada segundo a vivência pessoal dos próprios habitantes das comunidades, uma vez que os documentários são disponibilizados para as TV’s educativas, culturais e comunitárias, além da internet.
O Cine Sustentável é uma realização da Muito Mais Promoções e Ministério da Cultura, com o patrocínio da Karoon Energy, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Imagem: divulgação / André Luppi