Pouco mais de 10 horas de ônibus separam as crianças do Instituo Beto Carrero das crianças da cidade de São Lourenço do Oeste. Quando se trata de cultura, inclusão e arte, a distância pouco importa para eles. A convite do governo municipal de São Lourenço do Oeste, por meio do Instituto Cultural, no dia 19/02, 20 alunos do Circo Escola mostraram suas habilidades na abertura das oficinas 2020 do município.
As crianças e adolescentes encantaram a todos com mensagens de amor e paz através dos malabares, acrobacias e outras habilidades exercitadas nos últimos anos no Instituto Beto Carrero. “O Circo Escola vai além das práticas circenses. Aqui nós exercitamos valores morais e sociais como trabalho em grupo, respeito às diferenças, atenção ao próximo, entre outros. Ficamos muito felizes com o convite e de poder levar a arte circense além do nosso picadeiro”, comenta Rosiane Souza da Souza, coordenadora do Instituto Beto Carrero.
Essa apresentação foi mais uma forma de levar a fantasia, a mensagem, e valores morais e sociais deixados pelo Beto Carrero, idealizador e fundador do Instituto e do Beto Carrero World. “O Beto acreditava que dando oportunidade é possível transformar o mundo, e isso torna a vida de toda a sociedade melhor”, explica Rosiane.
O sonho hoje é uma linda realidade. A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) oferece à sociedade de maneira gratuita atividades artísticas a crianças e jovens em contraturno escolar, aulas de inglês e artes que proporcionam desenvolvimento pessoal, creche para facilitar o acesso das famílias ao mercado de trabalho e atendimento médico e odontológico visando a qualidade de vida de todos.
Ao todo, mais de 150 crianças e adolescentes e diversos voluntários compõem a grande família do Circo Escola. A união da entidade é tanta que já conquistou diversos títulos como o prêmio Empresa Cidadã da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC), e o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/ Governo do Estado de Santa Catarina, ambos em 2019.