Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Comarca de Balneário Piçarras arrecadou 2.240 absorventes para a campanha “Dignidade Menstrual”

Começaram as entregas da campanha “Dignidade Menstrual”, promovida em sua segunda edição pelo Poder Judiciário de Santa Catarina de 10 de maio até 30 de junho. Além de combater a desinformação e dar visibilidade ao tema, a iniciativa buscou arrecadar absorventes descartáveis que agora começam a ser entregues a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Na Comarca de Balneário Piçarras, a campanha estava sob a responsabilidade das estagiárias de Administração e Serviço Social, Mariane Esplugues e Kathelyn Santana. Durante o período da campanha, a Comarca arrecadou 200 pacotes de absorventes descartáveis, sendo ao todo 2.240 unidades. Desse total, 52 pacotes com 16 e 32 unidades foram entregues para a Associação Caminhar Juntos – que possui projetos voltados a crianças e adolescentes, e 148 pacotes de 8 unidades foram doados para o projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) da prefeitura local, que acolhe mais de mil crianças no contraturno da escola, onde 70% das crianças e adolescente que frequentam o projeto são meninas, que em sua grande parte encontram-se em vulnerabilidade social.

A primeira edição, no ano passado, arrecadou 81.566 absorventes em Santa Catarina. Segundo os dados de uma pesquisa realizada em 2021, 28% das mulheres brasileiras de baixa renda vivem o que é chamado de pobreza menstrual. A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso à higiene pessoal durante o período menstrual, por falta de recursos financeiros, de infraestrutura ou até de conhecimento.

Sob o comando da Cevid, da Diretoria de Saúde e da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), a campanha de arrecadação contou também com parceiros externos, entre eles entidades que já atuam em conjunto com o Judiciário no programa Novos Caminhos: FIESC/SESI/SENAI, FAESC/SENAR e Fecomércio/SESC. Ao total, na 1ª edição, 69 comarcas do Estado e o TJSC se tornaram pontos de coleta.

.

.

Imagem: Comarca de Balneário Piçarras