Começaram as entregas da campanha “Dignidade Menstrual”, promovida em sua segunda edição pelo Poder Judiciário de Santa Catarina de 10 de maio até 30 de junho. Além de combater a desinformação e dar visibilidade ao tema, a iniciativa buscou arrecadar absorventes descartáveis que agora começam a ser entregues a mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Na Comarca de Balneário Piçarras, a campanha estava sob a responsabilidade das estagiárias de Administração e Serviço Social, Mariane Esplugues e Kathelyn Santana. Durante o período da campanha, a Comarca arrecadou 200 pacotes de absorventes descartáveis, sendo ao todo 2.240 unidades. Desse total, 52 pacotes com 16 e 32 unidades foram entregues para a Associação Caminhar Juntos – que possui projetos voltados a crianças e adolescentes, e 148 pacotes de 8 unidades foram doados para o projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) da prefeitura local, que acolhe mais de mil crianças no contraturno da escola, onde 70% das crianças e adolescente que frequentam o projeto são meninas, que em sua grande parte encontram-se em vulnerabilidade social.
A primeira edição, no ano passado, arrecadou 81.566 absorventes em Santa Catarina. Segundo os dados de uma pesquisa realizada em 2021, 28% das mulheres brasileiras de baixa renda vivem o que é chamado de pobreza menstrual. A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso à higiene pessoal durante o período menstrual, por falta de recursos financeiros, de infraestrutura ou até de conhecimento.
Sob o comando da Cevid, da Diretoria de Saúde e da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), a campanha de arrecadação contou também com parceiros externos, entre eles entidades que já atuam em conjunto com o Judiciário no programa Novos Caminhos: FIESC/SESI/SENAI, FAESC/SENAR e Fecomércio/SESC. Ao total, na 1ª edição, 69 comarcas do Estado e o TJSC se tornaram pontos de coleta.
.
.
Imagem: Comarca de Balneário Piçarras