[VÍDEO] Combate a incêndio em galpão de Barra Velha já dura 36 horas ininterruptas


PUBLICIDADE

O incêndio de grande magnitude que destruiu um galpão às margens da BR-101 em Barra Velha, segue sendo combatido até o meio-dia deste sábado (ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, NO FINAL DESTA MATÉRIA). A ocorrência teve início às 18 horas de quinta-feira(25) e fez com que bombeiros de diversas cidades se juntassem para conter o fogo que tomou cerca de 20 mil m² de área construída, ação que atravessou a noite daquela quinta, adentrou a madrugada da sexta-feira(26) e transcorreu durante todo o dia, e chegou até agora, meio-dia de sábado.

Ainda na manhã da sexta-feira, o Corpo de Bombeiros Militar iniciou a perícia de incêndio com a finalidade de descobrir a origem e forma de propagação das chamas. Devido o trabalho operacional de rescaldo ainda estar sendo realizado na ocasião, não foi possível coletar todos os dados da investigação, mas sabe-se que as chamas percorreram o galpão da esquerda para a direita, da perspectiva de quem olha da BR-101. Devido às características construtivas e material armazenado, rapidamente o incêndio tomou conta de toda a edificação através da convecção dos gases, segundo o Capitão Felipe, perito em incêndio e explosão.

Como houve o colapso de todo o telhado, ficou dificultado o avanço dos maquinários para revirar o material, que ainda queimava durante a sexta-feira, e desta maneira não foi possível fazer o rescaldo de forma mais eficaz, ainda assim trabalho de combate/rescaldo foi realizado durante todo o dia.

Já na manhã deste sábado, continuam os trabalhos de rescaldo. Segundo o Capitão Talaisys, Comandante de Área do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, apesar da quantidade considerável de fumaça que ainda está sendo emanada do local, não há mais riscos do incêndio se propagar e sair de controle.

No momento oito bombeiros e quatro caminhões atuam no local, mas no pico do combate chegou-se ao número de mais de 70 bombeiros, dentre militares, comunitários e voluntários, das cidades de Itajaí, Itapema, Balneário Piçarras, Barra Velha, Joinville, Jaraguá do Sul, Indaial, São João do Itaperiú, Araquari, Navegantes, Ilhota, Guaramirim, Corupá, além da Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Defesa Civil Municipal de Barra Velha e Secretarias de Barra Velha, e Polícia Militar.

Nas ações de combate foram utilizados cinco auto bomba resgate tanque, seis caminhões auto-tanques, um caminhão pipa particular, uma mini retroescavadeira e uma retroescavadeira.

.

.

.

Imagem: Bombeiros Militares, Voluntários de Navegantes e Prefeitura de Barra Velha