Começa a vacinação contra COVID-19 em Penha; veja como será a dinâmica da aplicação das doses na cidade
A Prefeitura Municipal de Penha colocou a postos nesta terça-feira, dia 19, seis salas de vacinas e também as seis técnicas de enfermagem capacitadas para desencadear o processo de vacinação contra a Covid-19, que iniciou na tarde de hoje, às 15h, no Pronto Atendimento da cidade.
A prefeitura informa que Penha está priorizando seu Plano de Ação visando a vacinação, a partir das regras estabelecidas pelo Governo do Estado; das 150 doses inicialmente liberadas, 126 serão para trabalhadores do setor e 24 para os idosos.
O prefeito Aquiles da Costa afirma que Penha conta com quantitativo regular de insumos como seringas e agulhas e já solicitou uma cota maior – um processo licitatório possibilitará sua compra. “A Saúde já monitora esse processo de compra, para não permitir a falta de insumos e outros materiais”, comenta.
A rede de saúde de Penha também já contatou seus profissionais da área de enfermagem (técnicos e enfermeiros), que estarão à disposição para a execução da campanha municipal. Os servidores mais antigos do setor de Saúde serão os primeiros a serem imunizados. As fases da campanha, assim que chegar as vacinas do Estado, seguirão inicialmente o estipulado pelo Governo de Santa Catarina, e serão divulgadas amplamente à comunidade. Veja como será feita a distribuição:
– Na primeira fase receberão a vacina os servidores da saúde, idosos acolhidos em instituições, acima de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais.
– Na segunda fase, idosos de 60 a 74 anos
– Na terceira fase, receberão a vacina os que tenham comorbidades, como diabetes, doenças pulmonares crônicas, transplantados, anêmicos e outro.
– Na quarta fase serão imunizados professores, policiais ou servidores da segurança ou socorristas.
O cálculo do restante a ser vacinado vai se basear nos números apresentados pelo Estado. A secretária de Governo, Camila Luchtenberg, ainda reforça que em 2019, antes da pandemia do Covid-19, Penha comprou 11 câmaras de resfriamento próprias para o armazenamento de vacinas, de acordo com as normas da Vigilância Epidemiológica Federal. A prefeitura afirma também que pretende comprar mais um lote de câmaras frias, na tentativa de dobrar essa estrutura de armazenamento.
Desta forma, Penha que – segundo o último CENSO realizado pelo Governo Federal – tem 32 mil habitantes, recebeu apenas 150 doses e não há informações sobre o recebimento das outras vacinas restantes para vacinar por duas vezes toda a população, necessitando ainda um total de praticamente 63.850 doses.
O prefeito Aquiles da Costa também nesta terça-feira assumirá a Secretaria de Saúde local, temporariamente, visando priorizar essa vacinação da população contra a Covid-19.