Considerando que este tipo de situação é recorrente, será que em seis anos e meio de governo, sendo três anos com o atual secretário de Serviços Urbanos, ainda não deu tempo de planejar e executar uma rotina satisfatória de limpeza nas praias do município? Esta pergunta certamente paira na mente de 99% das pessoas que leem reclamações como a que segue abaixo, produzida pelo proprietário de uma pousada localizada na Praia de São Miguel, em Penha. Sua mensagem é direcionada à prefeitura de Penha, especialmente à Secretaria de Serviços Urbanos. No texto, ele detalha a falta de rotina na limpeza e pede que equipes da pasta em questão visitem o local em breve, para coletar os resíduos.
“Prezado departamento responsável pela manutenção das praias. Escrevo esta mensagem para expressar minha preocupação com a situação atual da praia de São Miguel. Tenho notado que a praia está extremamente suja, o que prejudica não apenas a experiência dos turistas, mas também afeta a beleza natural do local. A falta de limpeza adequada e regular na praia reflete uma aparente falta de cuidado por parte da prefeitura. Essa situação tem um impacto negativo no turismo, já que muitos visitantes esperam desfrutar de uma praia limpa e agradável durante suas viagens. Gostaria de solicitar, encarecidamente, que sejam tomadas medidas urgentes para limpar e manter a praia de São Miguel em boas condições. Isso inclui a remoção de resíduos, a implantação de lixeiras adequadas, a limpeza regular da areia com retirada dos resíduos. Espero que minha solicitação seja levada em consideração, pois acredito que uma praia limpa não só trará benefícios econômicos para a região, mas também ajudará a preservar nossa rica beleza natural”, completa o reclamante.
Faz-se indispensável salientar aqui também que muitos dos entulhos chegam à praia pelo mar, mas que no entanto outra grande parte é depositada diretamente na areia através de mãos humanas, principalmente por perceberem o abandono do local, abandono este que acaba por atrair cada vez mais e mais lixo e detritos para a praia.
Até quando?
.