Investimentos constantes e fiscalização 24 horas por dia fazem com que as concessionárias de abastecimento de Santa Catarina conquistem os melhores índices quando o assunto é perdas de água tratada. Enquanto a média nacional gira em torno dos 40% de perdas – segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – os números no Estado oscilam somente entre 11,9% a 25,4%.
As perdas trazem consequências tanto para o próprio sistema de produção quanto para o meio ambiente, já que criam uma necessidade de produção superior ao volume efetivamente demandado. Embora seja um processo natural em qualquer sistema de abastecimento, ele pode ser minimizado para evitar prejuízos e desperdício de trabalho, como explica Henrique Gonçalves Mendes, coordenador do Centro de Operações Integradas da Águas de Penha, Águas de Camboriú, Águas de São Francisco do Sul e Águas de Bombinhas.
“Temos um trabalho constante de monitoramento que, aliado à tecnologia, nos ajuda na redução do tempo de resposta promovendo ações imediatas”, explica ele. Na prática, só em janeiro de 2023, os índices alcançados em Santa Catarina representam uma economia de 524 milhões de litros de água. Ou seja, mais de 209 mil piscinas olímpicas em apenas um mês.
Confira os índices do início das concessões até o momento:
Águas de Bombinhas
Dezembro de 2016: 45,8%
Dezembro de 2022: 11,9 %
Águas de Camboriú
Dezembro de 2016: 27,9%
Dezembro de 2022: 16,5%
Águas de Bombinhas
Dezembro de 2016: 40,9%
Dezembro de 2022: 24,7%
Águas de Penha
Dezembro de 2016: 39,9%
Dezembro de 2022: 25,4%
Para Reginalva Mureb, presidente das concessionárias, o resultado é fruto de investimentos em tecnologia de ponta e intenso esforço na operação dos sistemas. “A redução no índice de perda de água tratada é foco permanente das concessionárias. Nos tempos atuais não se concebe operar sistemas de abastecimento sem essa preocupação. O enfoque de atuação responsável e sustentável com o meio ambiente nos exige isso”, explica. “Além disso a redução de perdas representa a melhor distribuição de água para os bairros e, consequentemente, maior oferta de água tratada”, conclui ela.
Acompanhe também informações da Águas de Penha no facebook https://www.facebook.com/aguasdepenha/ e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdepenha/