Pela segunda vez, os hackers (invasores de computador) promovem prejuízos ao Governo Municipal de Penha. Uma nova invasão cibernética nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, fez com que fosse interrompida a Conferência de Educação ‘on line’ que debatia as 20 metas do Plano Municipal de Educação.
A conferência contava, por volta de 16h, com um total de 96 participantes, entre professores, gestores educacionais, servidores, pais e estudantes. O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Educação da Prefeitura, mas após postagens de conteúdo pornográfico e músicas com letras de baixo calão inseridas pelo hacker, a secretária Deise Izonete de Souza optou pelo cancelamento. Ela registrou boletim de ocorrência na polícia civil, na mesma tarde de ontem.
Segundo a coordenadora de Educação Valdineia Bortolato Germano, a secretaria avaliará nova data e estratégias para retomar a conferência. A primeira parte das discussões chegou a ser desenvolvida, mas a secretaria acredita ser necessário retomar tudo do início. “Nós estávamos cuidando, com dois técnicos responsáveis pelo controle dos participantes, mas o hacker invadiu mesmo assim”, observou a coordenadora.
Na semana passada, o servidor de internet da Prefeitura foi deletado, e os hackers chegaram a pedir 1.500 dólares de resgate das informações. Na ocasião, o secretário Jaylon Jander Cordeiro da Silva, da Administração, registrou boletins de ocorrência na delegacia local e na delegacia de crimes cibernéticos em Florianópolis. Até agora, os dados perdidos não foram recuperados.