Conheça os candidatos que vão concorrer ao Governo de Santa Catarina em 2022
O mês de agosto marca oficialmente o início da campanha eleitoral de 2022. Dia 5 foi o último dia possível para a realização das convenções partidárias e, assim, determinar quem serão os candidatos de cada partido e os cargos que eles almejam na eleições 2022. A partir desta terça-feira será possível fazer campanha, inclusive na internet. Assim, após esta segunda-feira (15) – último dia para inscrição dos candidatos – o cenário da disputa ao Governo do Estado vai contar com 10 concorrentes. Confira abaixo um breve resumo:
• Alex Alano (PSTU), de 47 anos, é formado em filosofia e é pós-graduado em metodologia e prática de ensino de filosofia e sociologia. Desde 1996 é professor e é a primeira vez que disputa um cargo eletivo.
• Carlos Moisés (Republicanos), atual governador, é formado em Direito e bombeiro militar aposentado. Em 2018, filiou-se ao PSL para ser candidato ao governo catarinense. Venceu a disputa no segundo turno. O político passou por dois processos de impeachment durante o governo, mas escapou em ambos.
• Décio Lima (PT), aos 61 anos, já foi vereador e prefeito de Blumenau (SC) por dois mandatos consecutivos. Entre 2005 e 2006, foi superintendente do Porto de Itajaí e se elegeu três vezes como deputado federal pelo PT. Atualmente, é presidente do diretório estadual do Partido em SC.
• Esperidião Amin (PP), 74 anos, é professor universitário, advogado e senador pelo PP. Foi prefeito de Florianópolis (SC), governador e deputado federal por três mandatos. Em 1994, disputou as eleições presidenciais.
• Gean Loureiro (União Brasil), 49 anos, natural de Florianópolis (SC), é advogado e ex-prefeito de sua cidade natal. Já foi vereador da capital catarinense por cinco mandatos consecutivos e deputado estadual. Loureiro também é formado em administração e tem mestrado em engenharia de produção.
• Jorge Boeira (PDT), 66 anos, natural de Vacaria (RS), é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi professor na Escola Técnica no estado e diretor de empresa do ramo de metais. Inaugurou a carreira política em 2002, quando foi eleito deputado federal para o primeiro de seus quatro mandatos.
• Jorginho Mello (PL), 66 anos, é senador e presidente do diretório do PL em Santa Catarina.Foi vereador de Herval d’Oeste (SC) entre 1976 e 1980. Deputado estadual por quatro mandatos consecutivos e de deputado federal por dois mandatos.
• Leandro Brugnago (PCO), é marceneiro e tem Ensino Médio completo. É a primeira vez que disputa o governo. O lançamento da candidatura foi confirmado em convenção da legenda. O vice será Jair Fernandes de Aguiar Ramos.
• Odair Tramontin (Novo), 60 anos, formado em Direito, com especialização em Direito Penal e Processual Penal, é promotor de Justiça e professor universitário. Já foi coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e, nas eleições de 2020, foi candidato a prefeito de Blumenau (SC), quando terminou em terceiro lugar.
• Ralf Zimmer (PROS), de 43 anos, o defensor público estadual é natural de Chapecó (SC), formado em Direito e foi candidato a deputado federal em 2018 pelo PSDB, mas não se elegeu. Ele ganhou notoriedade no cenário político ao propor o primeiro processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr.