Independente de ser rua, avenida ou rodovia estadual, uma coisa é certa: muitos motoristas parecem fazer questão de desrespeitarem calçadas e ciclofaixas, ou seja, o direito de ir e vir em segurança por parte de ciclistas e pedestres. Durante as últimas semanas, assim como tem sido durante todo o ano, o Penha Online recebeu relatos e mais relatos a respeito de veículos estacionados irregularmente pela cidade. Às vezes quando indagados, alguns motoristas dão a famosa desculpa: “é só uma paradinha”.
Para o comerciante, uma situação delicada: a própria ciclofaixa tirou muitas vagas de estacionamento ao longo das avenidas, no entanto, se ela existe de fato, é preciso ser respeitada. É o que querem principalmente as pessoas que vão e voltam do trabalho ou estudo com suas bicicletas. Outros no entanto, adotaram o veículo devido ao altíssimo preço dos combustível e são obrigadas a conviver com essa situação diariamente.
É inquestionável também a falta de sinalização correta das ciclofaixas de Penha. São raríssimos os trechos que possuem pintura e placas adequadas, fazendo com que – como pode-se verificar em algumas das imagens a seguir – os motoristas nem tenham tanta culpa assim, afinal, a grande parte das ciclofaixas não possui mais nenhum tipo de identificação.
O fato é que mais um ano de muitas reclamações vem chegando ao fim, e moradores e turistas, a pé ou de bicicleta, continuam tendo de invadir a pista de rolagem para poder passar, colocando assim a vida deles e de motoristas em perigo.
.
.