Cordão de girassol: Saúde de Balneário Piçarras inicia cadastro para entrega de item que identifica deficiências ocultas


PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras iniciou o cadastramento de pessoas portadoras de deficiências ocultas para receberem o Cordão de Girassol, um item que contribui para a identificação no dia a dia. A ação é voltada, por exemplo, para autistas, surdos e portadores de deficiências cognitivas.

Junto ao cordão, os interessados poderão emitir um cadastro para receber uma carteira de identificação. O serviço contribui ainda para garantir o acesso a atendimentos prioritários aos PcD que portam deficiências que não podem ser identificadas visivelmente.

Os interessados devem comparecer, a partir desta segunda-feira, 11, no setor de cadastro da Prefeitura (Avenida Emanoel Pinto, nº 1655, Centro), das 7h30min às 13h30min, para realizar o cadastro e, posteriormente, retirar a carteirinha e o cordão no CIR, localizado ao lado da Secretaria de Saúde (Avenida Getúlio Vargas, 525).

O uso do colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas foi instituído na Lei Ordinária Nº 988/2023, sancionada pela Câmara de Vereadores em agosto de 2023.

Confira a documentação necessária:
– Laudo médico com a indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID);
– Carteira de Identidade e CPF do beneficiário;
– Carteira de Identidade e CPF de até dois responsáveis para menores de 18 anos;
– Comprovante de residência do beneficiário;
– Tipo sanguíneo (opcional);
– Foto 3×4;

 

Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras