A Escola Profissional Zilda Lucki da Silveira, vinculada à Assistência Social de Penha, está dando importante contribuição no combate à pandemia do Coronavírus (Covid 19). Desde o início da semana, as professoras que não integram grupo de risco para a doença se mobilizaram para produzir máscaras descartáveis que são usadas por enfermeiros, socorristas e pacientes.
De acordo com a professora Raquel Francez, coordenadora da Escola Profissional, foi possível reunir três professoras para essa iniciativa. Elas mesmas doaram o material, como TNT grosso, tecido de algodão e elástico fino, e a produção atingiu 30 máscaras só na quarta-feira, dia 25 de março, de acordo com o material disponível.
As professoras Sandra, Raquel e Adriana destacam que além desse material inicial, a costureira Elsa doou material para outras 20 máscaras. Agora, elas pedem doações de mais materiais para seguir com a iniciativa voluntária.
Raquel Francez observa que a produção iniciou sob orientação dos bombeiros de Penha, para que se usasse o material adequado. “A coordenação dos bombeiros nos orientou para usar tecido, porém, por dentro, é preciso o TNT grosso, e assim fizemos conforme a orientação dos socorristas”, detalha Raquel.
A produção inicia foi repassada à Soeli Ramalho, que coordena o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Penha, que nesse momento, administra o abrigo de moradores de rua instalado no Ginásio de Esportes Sebastião João de Souza, no centro da cidade.
Interessados em doar materiais para a produção das máscaras, podem ligar para o fone 99616.3570, diretamente com a professora Raquel, ou no fone 3345.1179, da própria escola. A Zilda Lucki é o setor da Prefeitura de Penha voltado à formação de costureiras e artesãs, com cursos de tricô, crochê e bordado, pintura em tecido, corte e costura, artes manuais e produção bonecas, e participação média de 150 a 180 alunas.