Penha já tem seus primeiros dois trabalhadores imunizados contra a Covid-19: Lindair Taraciuk, 56 anos de idade, e Antônio Donizete Gonçalves, 47, respectivamente, vacinadora e técnico em enfermagem da Secretaria de Saúde local.
A vacinação ocorreu na tarde desta segunda-feira, 19 de janeiro, no Pronto Atendimento 24h, no centro da cidade, sob o acompanhamento do prefeito Aquiles da Costa, que assumiu também o comando do setor, para priorizar as ações e combate à pandemia.
Universitário do curso de enfermagem, ele está na linha de frente da pandemia desde o início, e passou pela perda de duas pessoas próximas em decorrência do novo coronavírus.
Já Lindair atua há 26 anos na Saúde de Penha – é vacinadora da Unidade Básica do Gravatá. “Eu estou feliz porque agora vacinada, tenho mais segurança para trabalhar com a comunidade, sem estar infectando ninguém, principalmente as crianças, já que sou vacinadora delas”, acrescentou.
Após as primeiras vacinações, Aquiles ratificou que a prioridade das 160 doses iniciais será para os trabalhadores da linha de frente e também para idosos em asilos de Penha. O prefeito ainda garantiu que há insumos para uma boa campanha inicial, e mais seringas, agulhas e luvas descartáveis estão em fase de compra. O cálculo do restante a ser vacinado vai se basear nos números apresentados pelo Estado.