Por conta da baixa procura e controle mais eficiência das doses recebidas, a Secretaria de Penha está centralizando a vacinação de bebês e crianças a partir dos seis meses a 2 anos de idade, contra a Covid-19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – somente às quartas-feiras. A dose aplicada é a Pfizer Baby. “É uma decisão tomada para que não ocorra desperdício das doses, uma vez que os frascos possuem mais de uma dose e, uma vez aberto, possuem prazo de validade de apenas algumas horas”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Penha, Jaine Luci Spricigo. Qualquer criança nessa faixa de idade pode ser levada para ser imunizada.
Nos bebês e crianças de até dois anos, Pfizer Baby deve ser aplicada no esquema de três doses, com quatro semanas de intervalo entre a primeira e a segunda dose e oito entre a segunda e a terceira dose. Penha possui 616 crianças de entre 6 meses e 2 anos, sendo que apenas 23 foram levadas para tomarem a dose.
Neste momento, Penha tem 44 pessoas em tratamento pela Covid-19. Desde o início da pandemia, 10.454 pessoas contraíram a doença, com 108 óbitos. Um total de 29.275 pessoas tomara a primeira dose, 26.211 a segunda, 11.613 a terceira e 4.250 a quarta dose.
Imagem: Prefeitura de Penha