A Secretaria de Penha recebeu as primeiras doses de Pfizer para a vacinação de bebês e crianças a partir dos seis meses a 2 anos de idade contra a Covid-19. As doses serão aplicadas, nesse primeiro momento, somente na Unidade Básica de Saúde Central, às segundas e quartas-feiras. Os dois públicos prioritários nesta etapa são todas as crianças de 6 meses a 11 meses e crianças de 6 meses até 2 anos com comorbidades.
“Nesta primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde, recebemos somente 50 unidades, por isso, optamos por centralizar a vacinação. Vamos seguir as recomendações do Ministério da Saúde, vacinando primeiro os dois públicos e avançando gradualmente”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Penha, Jaine Luci Spricigo.
Se enquadram como comorbidades as seguinte situações: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de Down e Cirrose hepática.
Penha possui 207 crianças de entre 6 meses e 2 anos. “A partir do momento em que formos recebendo mais doses, vamos ampliar os locais de vacinação e também elevar a idade de vacinação”, adianta o secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros. A recomendação do estado é da seguinte cronologia de vacinação: bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias; depois, bebês de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias; e, por fim, crianças de 2 anos a 2 anos, 11 meses e 29 dias.
A vacina Pfizer para bebês a partir dos seis meses (tampa vinho) possui apresentação e dosagem diferenciada da formulação utilizada em adultos a partir dos 12 anos (tampa roxa) e também em crianças de cinco a 11 anos (tampa laranja). Nos bebês e crianças de até dois anos ela deve ser aplicada no esquema de três doses, com quatro semanas de intervalo entre a primeira e a segunda dose e oito entre a segunda e a terceira dose.
O diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), João Fuck, ressalta que assim como as vacinas que já são aplicadas na população a partir dos três anos de idade para a prevenção da Covid-19, essa nova vacina para bebês de seis meses a dois anos de idade é segura e eficaz. “Pedimos, mais uma vez, que os pais levem os seus filhos para vacinar. A vacina ainda é a melhor maneira de proteger a população, evitando casos graves, hospitalizações e mortes pelo coronavírus”, finaliza.
Imagem: Prefeitura de Penha