Uma cena estarrecedora foi registrada nesta semana na Estrada Geral da Santa Lídia, em Penha. Uma moradora da cidade ficou chocada ao se deparar com a situação e gravou um vídeo, que foi enviado ao Penha Online, no intuito de gerar um alerta pela urgente necessidade de conscientização dos pais e responsáveis. As cenas mostram uma pessoa conduzindo uma Honda Biz, com uma criança na garupa, sem que ela estivesse ao menos utilizando capacete. “Um absurdo, olha o tamanho do bebê! Não alcança o apoio e sem capacete! O certo pelo menos ela dar o capacete dela pro menino né”, desabafou a autora das imagens.
.
O item II do artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro determina que conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando passageiro sem o capacete de segurança é uma infração gravíssima, que tem como penalidade multa e suspensão do direito de dirigir, além de retenção do veículo até regularização e recolhimento do documento de habilitação.
.
Já o item V do mesmo artigo determina que conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor transportando criança menor de dez anos ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança é igualmente uma infração gravíssima, tendo como penalidade multa e suspensão do direito de dirigir, além da retenção do veículo até regularização e recolhimento do documento de habilitação. Nas imagens registradas fica evidente que a criança não possui 10 anos de idade, ou seja, fica indefesa em caso de queda ou acidente, embora a pessoa que pilota a motocicleta mantenha o braço no intuito de segurá-la.
.
Denúncias de infrações semelhantes podem ser feitas à Secretaria de Trânsito de Penha, pelo WhatsApp (47) 99156-7553, ou à Polícia Militar pelo telefone 190, ou ainda, pelo aplicativo PMSC Cidadão. Confira o vídeo a seguir.
.