Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Criança sofre picada de aranha-armadeira em Armação, Penha

Uma moradora de Penha relatou ao Penha Online ter encontrado suas aranhas-armadeiras em sua casa, situada na Rua Doutor Paulo Mayerle, bairro Armação. O imóvel fica próximo à vala às margens da Rodovia Transbeto, local que está recebendo serviço de drenagem para em seguida realizar o fechamento da vala.

“Apareceram duas aranhas-armadeiras no meu apartamento depois das enchentes. Picaram uma criança. Nossa estou muito preocupada. Nunca vi dessa aranha aqui, nunca vi nada parecido. Se você puder, publica isso pro pessoal ter cautela”, relatou a moradora.

As armadeiras em geral são aranhas grandes, que podem apresentar até 17 centímetros, contando com suas pernas, quando adultas. Trata-se de uma aranha venenosa, sendo fundamental procurar ajuda médica rapidamente em caso de acidente. Aranhas-armadeiras têm hábitos noturnos e que costumam ficar escondidas em plantas, como bananeira, embaixo de troncos e entulhos e no interior de móveis e calçados. Com uma picada dolorosa, a aranha tem um veneno poderoso, podendo até mesmo ser fatal. Em caso de acidente, é fundamental procurar ajuda médica, cujo tratamento inclui o uso de anestésico e soro antiaracnídico.

Em geral, pessoas picadas por aranha-armadeira relatam grande dor na região da picada. Pode ocorrer ainda vermelhidão na pele, inchaço, coceira, queimação, dormência e sudorese no local da picada. Em alguns pacientes, a picada pode provocar também aumento da pressão arterial, hipotermia, arritmia, visão turva, palidez, taquicardia, vômito, respiração acelerada e contração muscular involuntária.

Acidentes com aranhas-armadeiras podem ser evitados com medidas simples de proteção: mantenha sempre seu quintal limpo, evitando, por exemplo, o acúmulo de entulhos, folhas, material de construção e lixo. Como as aranhas-armadeiras são animais noturnos, vedar soleiras de portas e janelas à noite pode evitar que esses animais entrem em sua casa. Além disso, antes de vestir uma roupa ou calçar um sapato, examine-os para ver se não há aranhas ou outros animais escondidos.

 

Com informações de Vanessa Sardinha dos Santos do portal biologianet.com