Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Cultura de Penha é exaltada em encontro nacional em Armação dos Búzios-RJ

A Prefeitura de Penha por meio Fundação Municipal Cultural Picucho Santos com a Folia do Divino Espírito Santo participaram do I Encontro Nacional da Cultura Popular Brasileira na cidade de Armação dos Búzios RJ, a convite da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios/RJ.

O trio de Foliões João do Dedé, Marcelo Urso e Béto Leite, acompanhados do superintendente da Fundação Eduardo Bajara, realizaram a Cantoria do Divino entre as mais de 50 atrações culturais de todos os estados brasileiros que participaram do encontro.

A cidade de Penha teve a honra de representar o estado de Santa Catarina com a mais tradicional cultura de base açoriana do litoral catarinense, a Folia do Divino Espírito Santo.

Segundo o superintendente Cultural de Penha, o Professor Eduardo Bajara, a participação no evento “mostra os avanços significativos e os investimentos da gestão municipal atual permitem que alcancemos cada vez mais conquistas, com políticas públicas culturais direcionadas aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura local”.

Nos seus 185 anos de existência, o grupo de Foliões do Divino de Penha tem agora a inédita oportunidade de mostrar ao Brasil, num evento nacional, porque mereceram ganhar o Troféu Açorianidade Estadual do NEA em 2019 e a sua longevidade de quase dois séculos de existência.

A Fundação Picucho Santos realizou uma exposição sobre a história da Festa do Divino de Penha, reconhecida como a mais tradicional e fiel aos princípios açorianos do culto ao Divino em Santa Catarina.

Na oportunidade, as duas cidades celebram o Processo de Germinação Cidades-Irmãs, proposta pelo prefeito Aquiles da Costa por indicação da Fundação Cultural e aprovada recentemente pelos edis penhenses.

Segundo o Mestre Folião, o Violeiro e Primeira Voz João do Dedé: “nunca imaginamos participar de um evento nacional, nem muito menos representar Santa Catarina, com tantas cidades e suas culturas populares, como Bombinhas e até a capital, Florianópolis, onde a Festa do Divino é tão marcante e forte. É realmente uma grande honra, nossa folia está sendo devidamente reconhecida após mais de 180 anos de tradição!”

Para o Folião Contra Voz e Rabequeiro Béto Leite, “seria inimaginável estarmos realizando esse sonho, mesmo com toda a devoção que temos ao Divino!”. Já o Folião e Tamborista Marcelo Urso relata apenas que “é nossa missão, evangelizar, e esta oportunidade é realmente ímpar, como também é o cuidado que a Fundação Cultural e o Governo atual da cidade tem com nossas tradições centenárias!”

 

Imagem: Prefeitura de Penha