Os meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina, Felipe Theodorovitz e Elen Pelissaro, analisam as condições climáticas para o estado neste próximo trimestre (setembro, outubro e novembro de 2022) compreende o período entre o final do inverno e a primavera no Hemisfério Sul. Segundo a climatologia, no mês de setembro a precipitação média volta a aumentar em SC quando comparada aos meses de inverno, ficando com valores próximos à 200 mm no Grande Oeste e de 150 mm no Planalto Sul e Vale do Itajaí. Outubro é o mês mais chuvoso entre o Extremo e o Meio-Oeste, onde os acumulados mensais ultrapassam os 200 mm.
A previsão climática indica precipitação dentro a acima da média durante o trimestre no litoral e áreas próximas, por conta principalmente da atuação da circulação marítima. Entre o Grande Oeste e os Planaltos, são esperadas chuvas próximas à normalidade durante setembro, mas abaixo da média durante o trimestre em questão.
Ao longo do próximo trimestre, o fenômeno La Niña segue ativo, influenciando negativamente as condições de chuva no período entre o final do inverno e início da primavera. Com a previsão de precipitação dentro da média a abaixo para o próximo trimestre, principalmente entre o Grande Oeste e os Planaltos, a condição de escassez hídrica permanece.
Com relação às temperaturas, ao longo do próximo trimestre os eventos de frio serão curtos, esporádicos e irão diminuir quanto mais próximo da primavera. Com isto, a previsão é de que as temperaturas fiquem dentro a acima da normalidade em Santa Catarina.
Imagem: Defesa Civil/SC