Neste domingo(26), a condição de tempo nublado persiste durante todo o período no estado, com condição para chuva isolada no litoral e em áreas próximas entre o final da tarde e à noite, devido a circulação marítima. Em função da formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) a chuva começa a retornar em todas as regiões entre o final da noite e a madrugada da segunda-feira(27). O vento varia de sudeste a nordeste, com intensidade fraca a moderada, e rajadas de até 45 km/h na costa catarinense ao longo do dia, perdendo intensidade à noite. Aproximadamente 11mm de chuva devem cair sobre Penha neste domingo.
A segunda já inicia com tempo instável desde a madrugada, a chuva por alguns momentos ocorre de forma mais intensa em forma de temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda granizo, principalmente do centro ao leste do estado, devido a formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil. A previsão do tempo aponta 44mm de precipitação de chuva Penha neste dia. O vento sopra com intensidade fraca a moderada no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 65 km/h entre a tarde e a noite.
A partir de terça-feira(28), o sol volta a marcar presença, com aprofundamento do sistema de baixa pressão favorece a formação de um ciclone extratropical no mar, na altura do RS, o que diminui as instabilidades no continente, mantendo as mesmas no mar, o que deixa o dia com sol e poucas nuvens no litoral e em áreas próximas. Devido a influência do ciclone, o vento varia de oeste a sudoeste, com intensidade fraca a moderada e rajadas de até 65 km/h com pontuais acima, do centro ao leste do estado.
Na quarta-feira(29) e na quinta-feira(30) uma nova massa de ar seco e frio passa a influenciar o tempo em SC, favorecendo o retorno do predomínio de sol em todas as regiões. Em todos estes dias, a temperatura mínima média fica em 14°C, e a máxima em 20°C.
.
.
Imagem: Defesa Civil/SC