A circulação de umidade que vem do mar deixou o sábado com abundante nebulosidade no Leste de Santa Catarina. O acumulado em 24 horas até 18h foi o maior em Schroeder, com 132 mm e Joinville, com 93 mm. Neste domingo as chuvas persistem sobre o nordeste de Santa Catarina. onde os acumulados podem ficar entre 50 mm e 100 mm, e isoladamente até mais, em algumas localidades.
A umidade que vem do oceano, transportada pelo vento, ao encontrar a barreira do relevo da Serra, ascende na atmosfera e encontra temperatura mais baixa. Isso leva à condensação e à ocorrência de chuva induzida pelo relevo. Episódios de chuva orográfica são de alto risco porque costumam trazer acumulados de precipitação localmente muito altos e que não raro até acabam superando as projeções dos modelos numéricos, com elevados volumes em poucas horas com pancadas por vezes torrenciais, o que pode ocasionar pontos de deslizamento de terras em determinadas cidades, conforme mapa da Defesa Civil.
No mapa, Penha aparece no nível de atenção e Balneário Piçarras em nível de alerta. Em caso de ocorrências, acione 193 ou 3345-1001.
Imagem: Defesa Civil / SC