A partir da madrugada e manhã de quinta-feira(02) há a aproximação e o avanço de uma frente fria sobre Santa Catarina, segundo informações da Defesa Civil do estado. Com isso, espera-se um aumento significativo da chuva em todas as regiões. As instabilidades inicialmente afetam áreas como Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva deve ser intensa e volumosa nessas regiões e, ao longo do dia, as instabilidades avançam para as demais áreas do estado. A condição para temporais, com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, estende-se por todo o território catarinense, com risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e deslizamentos. A previsão aponta um volume de 21mm de precipitação de chuvas para Penha.
Na sexta-feira(03), a frente fria se posiciona sobre Santa Catarina, mantendo o tempo chuvoso em todas as regiões. Mais uma vez, há possibilidade de chuvas intensas, acompanhadas por raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. O volume de chuva que sai sobre Penha deve aumentar para 41mm.
No sábado(04), a frente fria continua favorecendo a ocorrência de chuva pontualmente intensa e temporais, sobretudo entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Ao final do dia, espera-se um recuo do sistema para o Sul em direção ao Rio Grande do Sul, isso deve favorecer o retorno do tempo firme no domingo(05), em grande parte do estado. Apenas 9mm de precipitação de chuva são previstos para Penha e região. O domingo deve ser ensolarado, sem chuva, condição que deve se manter ao longo de toda a próxima semana.
.