Após o período de forte aquecimento com a presença de sol e sensação de abafamento, a Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a formação de temporais com chuva pontualmente intensa, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo no estado de Santa Catarina nesta terça-feira (09), sobretudo nas áreas entre os planaltos, parte do Meio-Oeste, Vale do Itajaí e regiões litorâneas, onde o risco é alto para danos como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. Em curtos períodos de tempo a chuva pode ser volumosa, portanto, também há risco para alagamentos e enxurradas pontuais. É a atuação das instabilidades na atmosfera, combinada ao calor e a umidade, que favorecem a chuva em várias regiões, em especial no período entre a tarde e a noite.
Na quarta-feira (10), o processo de formação de uma frente fria, juntamente com a disponibilidade de calor e umidade, mantém o tempo instável em SC. Novamente, há condição para temporais isolados, com chuvas pontualmente intensas, vendavais e eventual queda de granizo em todas as regiões, mas especialmente na metade leste. À tarde as temperaturas seguem elevadas e variam entre 37 a 40°C no Vale do Itajaí e Litoral Sul. Os ventos sopram, principalmente, do quadrante norte com fraca a moderada intensidade.
Na quinta-feira (11), a frente fria avança pelo estado, provocando novos temporais com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo em todas as regiões, sobretudo no Grande Oeste e entre o Planalto e o Litoral Norte. As chuvas devem avançar pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o RS ainda pela manhã, se espalhando para as demais regiões ao longo do dia. O risco é moderado a alto para ocorrências meteorológicas. As temperaturas máximas ficam entre 30 e 35°C no Litoral. Os ventos sopram com moderada intensidade e viram do quadrante norte para sul ao longo do dia.
Na sexta-feira (12), a frente fria se afasta e uma alta pressão passa a atuar, favorecendo tempo firme na maior parte do estado. No litoral, o fluxo de umidade do oceano em direção à costa ainda pode provocar chuvas de fraca intensidade. No sábado (13) novas instabilidades voltam a provocar pancadas de chuva pelo estado.