Defesa Civil de Santa Catarina mantém nível de alerta para chuvas no Litoral Norte; volume deve se intensificar nesta terça (29) e seguir quinta (01)
A circulação marítima continua sendo intensificada por áreas de baixa pressão na média e alta atmosfera, o que provoca chuva dos planaltos ao litoral catarinense. O predomínio é de tempo chuvoso com intensidade fraca a moderada em toda a faixa leste de Santa Catarina. Entre a tarde e a noite, as chuvas voltam a se intensificar, ocorrendo de forma mais persistente e volumosa especialmente entre o Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí. Com a soma dos acumulados já precipitados e os volumes previstos, o risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações segue moderado a muito alto, sendo o Litoral Norte a região de maior criticidade. Para a região, são esperadas rajadas de vento de intensidade moderada, com ventos de 45 a 65 km/h.
Até o começo desta segunda-feira, os acumulados de chuva em 72 horas já atingiam 356 mm em Schroeder, 273 mm em Joinville, 238 mm em Benedito Novo, 223 mm em Luiz Alves e 217 mm em Jaraguá do Sul.
Em Penha o volume de chuva não deve ultrapassar 19 mm, menos da metade deste domingo (27), onde o nível ficou em 45 mm. Já para esta terça-feira (29) está previsto uma precipitação de 60 mm sobre a cidade, seguido por 40 mm na quarta (30) e 50 mm na quinta-feira (01). Na sexta-feira (02), o volume deve cair para 8 mm, inclusive com a presença de sol, padrão que deve se manter durante toda a próxima semana.