Os Bombeiros Militares e Comunitários de Balneário Piçarras realizaram nesta semana, um simulado de evacuação na escola estadual Adolfo Antônio Cabral, no bairro Santo Antônio. A ação foi solicitada pela direção da escola e atendida pelo Comandante do Pelotão, Capitão Manoel. Na simulação, assim que a diretora da escola acionou 193, o trem de socorro se deslocou para o local determinado, realizando uma chegada rápida e estratégica, para obtendo sucesso na extinção do foco de incêndio controlado que acontecia nas dependências externas da escola.
Após a finalização do combate ocorreu uma conversa orientativa com os alunos e professores sobre a importância do treinamento realizado na semana anterior ao evento, através do cabo Germano Elias Casagrande, do Serviço de Segurança Contra Incêndio, que repassou as orientações devidas aos pedagogos da unidade de ensino, o que resultou na perfeita execução na realização no dia do simulado de uma eventual ocorrência real.
“O projeto busca sensibilizar a sociedade, para que ela tenha autonomia no caso de um incêndio de uma edificação por exemplo, e assim criando os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), que são muito importantes, seja nas escolas, em edifícios residenciais, e isso cabe aos COMPDECs municipais. É preciso ter esse olhar mais específico para educação, como medida preventiva. Então, a gente faz um simulado e os alunos, eles são preparados para que, num eventual incêndio, eles saibam como sair de maneira correta do ambiente em que eles estão. Então, a gente trabalha com proteção e prevenção. Em conversa com o bombeiro militar e fiz a solicitação, eles prontamente vieram dar esse apoio à nossa unidade escolar e ao nosso projeto de proteção e Defesa Civil”, comentou ao Penha Online a professora Edineia Corrêa.
.
.
Imagem: Bombeiros Militar de Balneário Piçarras e Defesa Civil