Entre a tarde da quinta-feira (16) e a madrugada de sexta-feira (17) a combinação do calor, umidade e aproximação de uma nova frente fria ocasionam pancadas de chuva e temporais em áreas do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste de SC. Os temporais devem vir com chuva intensa em curto intervalo de tempo acompanhada de raios, eventual queda de granizo e rajadas de vento, principalmente entre a noite de quinta (16) e madrugada de sexta (17). A condição de chuva e temporais isolados persiste na sexta (17) conforme a frente fria se desloca pelo estado.
No final de semana (dias 18 e 19) grande parte do estado ficará com condição de tempo mais estável (sol e algumas nuvens) por conta da atuação de uma área de alta pressão. Mas, este mesmo sistema favorece o deslocamento de umidade do mar para as áreas mais próximas ao litoral, fazendo com que a presença de nuvens seja maior no litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí. No Litoral Norte há chance de chuva a qualquer momento do dia. No sábado (18) também espera-se rajadas de vento (de 50 a 70 km/h), de quadrante sul, em áreas próximas ao litoral. No domingo (19), nas áreas mais próximas à divisa com o Paraná, há chance de pancadas de chuva bem isoladas entre a tarde e noite.
Na segunda-feira (20) a formação e aprofundamento de uma área de baixa pressão próxima ao litoral de SC favorece a ocorrência de chuva persistente (podendo ser intensa em alguns momentos) já pela manhã em áreas do Litoral Norte, Vale do Itajaí e se estendendo até a Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul no decorrer do dia. Este sistema deve ocasionar rajadas de ventos (de 40 a 65 km/h) nas áreas costeiras, mar agitado. Na terça (21), com o afastamento do sistema em direção ao alto mar, a chuva diminui significativamente, as rajadas de ventos diminuem gradativamente e o mar aos poucos deve ter diminuição das ondas.
.
.
Imagem: Defesa Civil/SC