Deficientes físicos de Balneário Piçarras ganham bolsa de estudos integral para ensino superior
A Secretaria de Assistência Social de Balneário Piçarras oficializou a entrega do benefício de bolsa de estudos integral do ensino superior para quatro moradores do município, portadores de deficiência física. A entrega contou com a presença da primeira dama, Andressa Pera.
O programa Bolsa Amparo Social é oferecido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em parceria com a prefeitura, a fim de alcançar a população e exercer o papel de agente social.
Os beneficiários de Balneário Piçarras passaram pelo processo de inscrição no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), análise da universidade e do Ministério Público do Trabalho da 12ª Região, com repasse de benefício de acordo com a vulnerabilidade econômica. Os interessados puderam se inscrever em todos os cursos ofertados pela Univali, exceto Medicina. Estes são portadores de diferentes tipos de deficiência, entre o uso de prótese na perna, falta de mobilidade, surdez e mudez.
Luciano, morador do bairro Itacolomi, tem visão mono ocular e perda da mobilidade do braço direito. Aos 36 anos de idade, vai ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo. “Eu soube do bolsa amparo social pelas redes sociais. Fui até o Cras do Itacolomi para saber mais informações e vi que me enquadrava nos requisitos. Escolhi o curso por ser uma área que gosto bastante. Todo o processo, desde o primeiro contato com as assistentes sociais e a equipe da prefeitura, estão de parabéns pelo trabalho que exercem no município, principalmente na questão de inclusão”, destaca Luciano Rodrigues da Silva Oderdenge.
“Graças a essa parceria possibilitamos para nossa população mais esse benefício. Nosso compromisso sempre será esse, gerar desenvolvimento e inclusão social. Esses quatro bolsistas são orgulho para nós e representarão nossa cidade nesse importante programa”, destaca o secretário de Assistência Social, Dorval Vieira.
“Nós que temos nossas limitações enfrentamos vários desafios, até nas tarefas domésticas, que para a maioria é simples. Nesse mercado de trabalho tão competitivo que temos hoje em dia, se não tiver um impulso para a maioria das pessoas com deficiência fica muito difícil de trabalhar de estudar. Foi a maior oportunidade da minha vida, o sentimento no momento é de alegria e eterna gratidão a cada uma das pessoas que trabalharam para que isso se concretizasse”, completa Luciano Rodrigues.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras