Delegação japonesa de futsal visita Balneário Piçarras
A Secretaria de Esportes e Lazer de Balneário Piçarras (Semel) recebeu nesta semana a visita de uma delegação de futsal formada por sete atletas japoneses. As equipes da Semel e da Sodegaura Futsal Clube, da província de Chiba, se reuniram para um treinamento no Ginásio Aurélio Solano de Macedo.
O intercâmbio cultural da delegação acontecerá em vários lugares do Brasil, entre 1º e 17 de agosto. Os atletas de 13 e 14 anos de idade já visitaram diversos municípios catarinenses. Os treinamentos com os atletas locais aconteceram em Balneário Piçarras e Itajaí. “O objetivo é que, por meio do futsal, eles possam conhecer as formas como os brasileiros vivem”, esclarece o treinador da modalidade da Semel, Alexandre Santos.
Ex-morador do Japão, Alexandre é responsável por assessorar as visitas em um trabalho conjunto com o treinador japonês, Shuzo Nakayama, que já visitou o Brasil anteriormente e possui habilidades de compreensão e fala da língua portuguesa. “Essa visita é muito importante para proporcionar experiências aos nossos atletas. Algo que se destacou para eles é a comida diferente, a carne muito boa”, explica Shuzo.
A visita ao Brasil acontece todos os anos durante o período de férias japonês, entre julho e agosto. Em dezembro, é a vez de o treinador Alexandre comparecer ao Japão para fornecer uma clínica de treinamentos da equipe. Os alunos Riku, de 13 anos, Harutaka, Yu, Rul, Tukumi, Takahiro e Kaiya, de 14 anos, também visitaram a orla piçarrense e diferentes locais do município. O intercâmbio contou com a colaboração da Sicredi, Marpex Pescados e do Museu Oceanográfico Univali.
“É uma grande satisfação recebê-los e esse intercâmbio cultural muito importante para as nossas crianças da Semel. Houve uma troca de experiências, os atletas visitaram escolas, a APAE, além de ter esse contato com os nossos alunos das escolinhas esportivas”, enfatiza o secretário de Esportes e Lazer, Ubiratan de Andrade Júnior.
Imagem: Prefeitura de Balneário Piçarras