As Unidades Básicas de Saúde de Barra Velha estão sem a vacina contra a Covid-19. A informação é um de servidor público do setor, que vem sendo cobrado por moradores e principalmente mães acerca da imunização contra o coronavírus. “Em bairros como o São Cristóvão ou Quinta dos Açorianos, não está se recebendo a vacina. Está em falta”, comenta a fonte do Barravas Online. “É estranho, porque há vacinas à disposição no Estado, e é uma vacina importante, porque a pandemia passou, mas a ameaça da doença é permanente”, detalhou o servidor.
.
A reportagem entrou em contato com as assessorias de imprensa da Secretaria de Estado da Educação e também o setor de Comunicação da Prefeitura de Barra Velha. O Município confirmou o desabastecimento, alegando que “não tem o que fazer” e “é preciso esperar”.
.
A Secretaria da Saúde confirmou o desabastecimento da vacina para crianças de até 5 anos de idade, mas repassou a atribuição ao Ministério da Saúde. “A última remessa recebida pelo Estado ocorreu em julho, e estamos aguardando o envio de novas doses por parte do Ministério para que possamos abastecer os municípios e garantir a imunização dessa faixa etária. Há doses disponíveis para adultos, enviadas regularmente às Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, finalizou.
Por Juvan Souza Neto / Imagem: arquivo / Ricardo Wolffenbüttel /SECOM