Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Deputada e Governo Federal garantem verba para construção de Unidade de Pronto Atendimento em Penha

Penha acaba de receber uma notícia para lá de especial: em atendimento a um pedido feito pelo secretário de Saúde do município, Rodrigo Medeiros, a deputada Ana Paula Lima (PT) anunciou investimento do Governo Federal para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade.

A conquista veio após uma visita do secretário ao gabinete da deputada no mês de abril deste ano, em Brasília, ocasião em que protocolou o pedido da UPA ao Ministério da Saúde, e solicitou apoio da deputada junto à ministra da pasta, Nísia Trindade Lima. Assim, a deputada Ana Paula – que é líder do governo – se empenhou em assegurar recursos no valor de R$ 5.286.000,00 (cinco milhões, duzentos e oitenta e seis mil reais) para a construção da UPA de Penha, que prestará atendimento essencial também para Navegantes, município vizinho que assinou o protocolo junto de Penha, para assim ultrapassar o montante de 50 mil habitantes e desta maneira poder pleitear a verba.

“Muito trabalho, muita dedicação, a equipe da Saúde não para um minuto, se dedica diariamente para poder sempre fazer o melhor pra nossa gente, pro nosso povo de Penha. A UPA estava aprovada em câmara técnica, o estado já reconhecia que o município precisava de uma UPA. É reflexo de muita dedicação e trabalho. Agora tenho que enviar vários documentos para o Ministério e acredito que nos próximos dias a gente já deve receber o ofício, habilitando Penha. Serão seis meses de prazo pra gente apresentar o projeto aprovado pela Anvisa, projeto feito em cima desse valor que eles vão repassar, valor que é pra construção total de uma UPA de 3.800 m²”, detalhou o secretário ao Penha Online.

Diferentemente do Pronto Atendimento, a UPA permitirá que os profissionais possam amparar o paciente em diversos casos e que ele possa ficar na unidade, sem necessidade de encaminhamento ao Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. A UPA é equipada para lidar com casos mais complexos, e fica aberta também 24 horas por dia, sendo capaz de realizar exames de diagnóstico, fornecer tratamentos básicos, suturas, imobilizações, administração de medicamentos, entre outros, importante para aliviar a sobrecarga de emergências hospitalares, atendendo casos que podem ser tratados em nível ambulatorial, no entanto comportando também atendimentos para casos mais graves, que requerem intervenção médica imediata, como ferimentos graves, crises respiratórias agudas, suspeitas de infarto, acidentes vasculares cerebrais, entre outros.

 

Imagem: Ilustrativa / bc.sc.gov.br