Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Descaso: lajotas empilhadas, drenagem precária, calçadas pela metade e moradores impedidos de entrar nas casas em Penha

Pelo menos três moradores da Rua Nereu de Assis, em Penha, estão impossibilitados de entrar em suas casas por conta de uma obra de pavimentação abandonada pela prefeitura de Penha. A informação é dos próprios moradores, que fizeram uma sequência de fotos – nos dias 29 de novembro e 6 de dezembro – para mostrar a situação, que se agrava com o fato de que mesmo calçadas prontas foram retiradas, sem explicações à comunidade: “É um descaso com recursos públicos na Nereu de Assis. Os materiais foram deixados na rua com risco para motoristas. Obras inacabadas, nas quais moradores não tem acesso às suas casas, e o secretário de obras não atende mais a ligações e mensagens”, aponta um dos proprietários. “Quando comprei a casa estava com calçada toda pronta. A prefeitura simplesmente apareceu e arrancou toda calçada, sem avisar, sem perguntar se eu queria ou não”, detalha ele.
.
Além do desprezo pelo contribuinte, outro proprietário aponta que nenhuma das esquinas da via pavimentada foi concluída, e que já estão sendo registrados furtos dos materiais deixados na rua. As imagens mostram as pilhas de lajotas no meio-fio, o que pode gerar não apenas quedas de moradores, mas também danos a veículos, principalmente no período noturno. A Nereu de Assis, antiga “Rua da Vala”, é a mesma que vem sendo alvo de denúncias de drenagem irregular – o local tem sido alvo de sucessivos episódios de alagamentos desde que a obra, financiada em 2021 com parte dos R$ 50 milhões do empréstimo do Finisa, foi executada.
.
A obra apresentou falhas pouco tempo após a conclusão da pavimentação, problemas que só aumentam e acabam sem o devido reparo, o qual – segundo a prefeitura – é obrigatório por parte da empresa responsável pelo serviço. O caso das lajotas abandonadas e as calçadas não concluídas são apenas mais um capítulo desse triste episódio de desrespeito pelo contribuinte e pelos recursos públicos de Penha.

 

Imagens: Internauta / Divulgação.