Penha Online – Notícias de Penha (SC), Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e região Sair do modo leitor

Dezembro Vermelho: Saúde de Penha promove atividades e ações de prevenção ao HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis; blitz educativa será neste sábado(09)

Dezembro é o mês da mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas. A Secretaria de Saúde de Penha prepara diversas ações e atividades de conscientização, como decoração do ambiente, distribuição de materiais informativos e testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Policlínica Municipal.

Neste sábado(09), entre 8h e 12h, haverá uma blitz educativa na sinaleira da Av. Alfredo Brunetti e Av. Eugênio Krause, com distribuição de materiais informativos, autoteste de HIV e preservativo, com objetivo de conscientizar a população acerca da importância da prevenção.

A médica infectologista do município, Patrícia Ferreira Silva Cândido, destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce: “a transmissão do vírus a outras pessoas se dá pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou pela chamada transmissão vertical – de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é de suma importância fazer o teste, que é ofertado de forma gratuita por demanda livre, ou seja, sem necessidade de agendamento”.

Patrícia também explica que existe tratamento rápido e eficaz: “no município é ofertado um tratamento totalmente gratuito de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV, conhecido por ‘PrEP’. É um método de prevenção à infecção pelo HIV, no qual a pessoa ingere diariamente uma medicação capaz de agir nas enzimas do vírus, impedindo o adoecimento. Basta procurar a UBS do seu bairro ou a Policlínica Municipal”.

O secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, destaca a importância da prevenção e diagnóstico precoce e é esse o grande objetivo da ação: “essa ação é uma ação que chamamos de extra muro, ou seja, para complementar ainda mais as diversas ações que fazemos dentro das UBS’s diariamente. Quanto antes a doença for descoberta, maior a chance de cura e controle. Durante o mês de dezembro esse atendimento é intensificado por meio da campanha, mas ao longo de todo o ano os testes são ofertados gratuitamente no município”, finaliza.

Em relatório disponibilizado pela UNAIDS Brasil, os dados mais recentes – do relatório de 2023 – correspondem ao ano anterior, 2022. Cerca de 39 milhões de pessoas no globalmente vivendo com o HIV, 1,3 milhão de pessoas foram recém-infectadas com o HIV e 630 mil pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS.

.

.

Imagem: Prefeitura de Penha